A iniciativa “Árbitro na Escola” esteve pela primeira vez no concelho de Vizela, no Agrupamento de Escolas de São Bento, com o internacional português Luciano Maia.

Alunos do 9º, 10º e 11º anos receberam o internacional português com entusiasmo. Luciano começou por se apresentar. Sempre adorou futebol, não era bom jogador e a arbitragem tornou-se uma opção. Começou aos 14 anos porque era também uma forma de ganhar um dinheiro extra. 
Em 2010 chegou aos nacionais, mas em 2013 desceu. Pensou desistir. Em 2014/15 um amigo convidou-o para ser seu árbitro assistente. Em 2017, chega à Primeira Liga. Em 2023, tornou-se árbitro assistente FIFA e todos os sonhos se tornaram possíveis. 

A palestra foi muito interativa! Os alunos fizeram exercícios práticos com o nosso árbitro e perceberam o quão difícil é tomar decisões em dois segundos!

No final, alguns mostraram interesse em experimentar a arbitragem e Luciano Maia estava visivelmente satisfeito com este regresso à escola! O árbitro ofereceu uma camisola autografada à escola para marcar a sua passagem e ofereceu dois cartões a um aluno que mostrou interesse em começar o curso de candidato a árbitro.

A iniciativa "Árbitro na Escola" pretende promover o fairplay, o respeito e a empatia valorizando o papel do árbitro e das equipas de arbitragem no jogo, promovendo a literacia para as leis de jogo e, ainda, mostrando a arbitragem como uma possibilidade de carreira desportiva.