A Fundação do Futebol – Liga Portugal, com o apoio institucional da Missão Continente, esteve, ontem, em Braga para oferecer 22 bolas e um apoio financeiro no valor de dois mil euros, em Cartão Dá, à Associação de Futebol de Braga, uma forma de vincar o seu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido junto dos jovens, a base do futuro da indústria que tem Portugal como uma referência de excelência.

Hélder Costa, diretor de loja Continente Braga (Minho Center), foi o anfitrião desta iniciativa, que contou com a presença de Manuel Machado e Margarida Direito, da AF Braga, Helena Pires, Vasco Pinho e José Carlos Oliveira, da Liga Portugal, bem como de Sameiro Araújo, vereadora da Câmara Municipal de Braga com o pelouro do Desporto.

Domingos Paciência sublinhou a importância do apoio às ADR, berço de todos os sonhos que giram à volta de uma bola de futebol e que mobilizam um grande número de jovens. “Esta é mais uma ação dentro das que a Liga vem fazendo, ao longo do tempo, e quer chegar à formação, às associações. A AF Braga é uma associação muito importante no país, pela formação que tem, pelos mais de 200 clubes e 24 mil atletas que tem. É uma associação com muito peso, a nível nacional, e é de enaltecer esta ação da Liga, a preocupação de ajudar quem trabalha com a formação, com os jovens. Mais uma vez, está aqui bem visível aquilo que a Liga está a fazer e vai continuar a fazer”, afirmou o vogal do CA da Fundação do Futebol – Liga Portugal.

Vasco Pinho, diretor executivo da Liga Portugal, reforçou a importância dos laços com as ADR: “Esta iniciativa decorre no seguimento de um périplo que estamos a fazer, a nível nacional. A liderança de Pedro Proença tem-nos habituado à preocupação de união entre o topo, que é o futebol profissional, com a base, que são as associações distritais e regionais. Estamos numa liga de criação de talento. Ora, sem associações de futebol, não há talento a ser criado. Este projeto, com o apoio da Missão Continente e da Puma, funciona sob a égide da Fundação do Futebol e tem permitido ir ao encontro das ADR. Estamos, hoje, num excelente exemplo, que é a AF Braga, com o presidente Manuel Machado, que tem feito um trabalho notável ao longo dos seus mandatos.”

Manuel Machado, presidente da AF Braga, fez questão de “agradecer à Liga Portugal, ao diretor de loja do Continente, que há 20 anos tem a Missão Continente, à Fundação do Futebol, que foi implementada pelo executivo de Pedro Proença para que haja um reconhecimento, mais do que justo, sobre a base do futebol”: “Tudo nas nossas vidas começa na base. No futebol, a base começa aqui, na formação de jogadores, treinadores, árbitros que, posteriormente, aparecerão noutros patamares. É um reconhecimento que muito agradecemos à Liga Portugal e à Missão Continente, e que registamos com muito agrado”.

Sameiro Araújo, vereadora do Desporto da AF Braga, aplaudiu a “valorização do associativismo” que o projeto Liga-nos o Talento encerra: “Normalmente, todos nos revemos nos grandes jogos, e nos grandes clubes, mas esta é uma parte importante que é necessário apoiar, que é a formação desportiva. Só teremos competição e alta-competição se tivermos uma boa formação desportiva. Esta parceria do Continente com a Fundação do Futebol é da maior importância e uma mais-valia para o desporto, neste caso concreto, para o futebol.”

Hélder Costa destacou a nobreza dos valores que inspiram o projeto Liga-nos o Talento: “A Missão Continente está sempre aliada a grandes causas, por natureza e esta é mais uma, cujo fundamento é apoiar o desenvolvimento dos nossos jovens, fazer com que eles pratiquem atividade física, acima de tudo, e depois o fomento de valores como inclusão, igualdade de género, espírito de equipa, resiliência. São, todas elas, causas nobres, às quais a Missão Continente não podia deixar de estar aliada."