A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a Câmara Municipal de Barcelos e a Associação de Futebol de Braga renovaram este sábado o protocolo que promove o ensino de futsal no 1.º Ciclo de escolaridade nos estabelecimentos de ensino do distrito bracarense, através de atividades extracurriculares.

Implementado no âmbito do projeto Crescer 2020, da FPF, este projeto de ensino de futsal prevê a dedicação de uma hora por semana à modalidade, tendo arrancado em 2018 com várias escolas-piloto dos 14 concelhos. Atualmente designado Bola na Escola, uma evolução natural dos fundamentos do projeto, inclui um programa mais abrangente, dedicado à promoção desportiva de todas as modalidades sob a égide federativa.

Em Barcelos, com a mudança da gestão dos agrupamentos escolares para a empresa municipal EMEC, houve necessidade de renovar o protocolo, tendo sido ontem assinado, numa cerimónia que antecedeu o encontro da segunda jornada da Ronda de Elite de apuramento para o Europeu sub-19, no qual a seleção nacional portuguesa bateu a sua congénere da Chéquia, por 3-0, qualificando-se para a fase final do torneio continental. 

Estiveram presentes nesta cerimónia José Alberto, diretor da FPF,  Manuel Machado, presidente da AF Braga, Mariana Carvalho, vereadora da Educação da CM Barcelos e Jorge Cruz, presidente da EMEC.