A iniciativa “Árbitro na Escola” esteve pela primeira vez no concelho de Vila Nova de Famalicão, na Escola EB/JI de Lousado, com o internacional português João Pinheiro.

Duzentas e quarenta crianças, entre os 3 e os 10 anos, receberam João Pinheiro com cartões brancos enquanto gritavam o seu nome. O árbitro, visivelmente emocionado, ouviu depois as crianças recitarem quadras “feitas à sua medida” e cantar “Campo Aberto”, uma música composta especialmente para ele com letra original “Campo aberto e a bola a rolar, o árbitro apita, há emoção no ar. O mundo aplaude, assiste de pé, fair play e respeito, é o lema, pois é”.

João Pinheiro mostrou as “ferramentas de trabalho” dos árbitros, falou do seu percurso e partilhou o seu lema de vida “o segredo do sucesso é acreditar”. As crianças mostraram-se entusiasmadas e fizeram muitas perguntas. “Já apitaste a final da Champions?”, Pinheiro respondeu ser o seu maior sonho e que acredita ser possível concretizar.

No final da iniciativa, João Pinheiro afirmou “saio daqui de coração cheio. Estes momentos dão-me alento para continuar a trabalhar para ser um árbitro de elite. Esta iniciativa faz bem à arbitragem! Mostra quem está por trás do apito, a pessoa por trás dos cartões. E fomenta o fairplay que nos deve reger em todas as atividades, no desporto, na escola, na vida. Foi uma iniciativa espetacular!”.

Manuel Machado, Presidente da AF Braga, afirmou que “saio daqui com o coração cheio, ver ali aqueles miúdos equipados com cores diferentes lembra-nos que é possível assistir a um jogo com fairplay. Esta iniciativa é muito importante!

Eva Santos, coordenadora da Escola, elogiou a iniciativa. “O lema da nossa escola é Crescer com Valores, esta iniciativa enquadra-se perfeitamente nesse lema, no trabalho dos valores ligados ao respeito e ao fairplay, e também dá às crianças uma visão alargada do que é ser um árbitro e uma maior amplitude das profissões ligadas ao futebol. Nesta idade todos querem ser jogadores de futebol, é importante perceberem que há outros caminhos dentro da modalidade.”
A iniciativa "Árbitro na Escola" pretende promover o fairplay, o respeito e a empatia valorizando o papel do árbitro e das equipas de arbitragem no jogo, promovendo a literacia para as leis de jogo e, ainda, mostrando a arbitragem como uma possibilidade de carreira desportiva.