Portugal venceu, este domingo, a final do Campeonato do Mundo Universitário de futsal feminino, diante do Brasil, nas grandes penalidades e é o novo campeão mundial de futsal universitário!

Indo ao filme do jogo, a formação brasileira entrou fortíssima e logo no primeiro minuto inaugurou o marcador, mas Angélica Alves, de cabeça, aos três minutos reestabeleceu a igualdade. Num jogo de parada e resposta, o Brasil voltou a marcar no minuto seguinte ao golo português, colocando o resultado em 2-1 e até ao intervalo marcaria por mais três vezes, terminando a primeira parte a vencer por 5-1. 

Na segunda metade, Portugal entrou determinado a reagir à primeira parte menos conseguida e deu um exemplo de crença e de qualidade, revelando toda a alma existente no grupo. Aos quatro minutos do segundo tempo, Angélica Alves voltou a marcar e fazia o 5-2. A Equipa das Quinas pressionava, e a bola voltou a entrar aos 36', por intermédio de Catarina Ribeiro. 

Cada vez mais perto do apito final, Portugal voltaria a reduzir a 42 segundos do término por Carolina Pedreira, levando os adeptos portugueses presentes no pavilhão a acreditarem cada vez mais numa possível recuperação que ficou completa a menos de dois segundos do final com um golaço de Leninha! Era o 5-5 em cima do apito final do encontro, levando tudo para prolongamento.

Nesse período, a bola não entrou em nenhuma das balizas, tendo que se recorrer às grandes penalidades para encontrar o grande vencedor. Aí, Portugal não falhou nenhuma e beneficiou do Brasil ter falhado o seu quinto remate para conquistar o título mundial universitário!