O GCR Nun'Álvares venceu, este domingo, o SL Benfica , por 2-1, e conquistou a Taça da Liga de futsal feminino, o primeiro título nacional do Clube.

Num jogo disputado em Loulé, a formação fafense adiantou-se no marcador, por intermédio de Liana Alves (6'), num remate forte cruzado.

Em desvantagem no marcador, o SL Benfica ia procurando espaços para visar a baliza de Maria Odete, mas a fantástica organização defensiva das comandadas de Pedro Nobre impediam que a bola chegasse com muita frequência à baliza da guardiã e, quando acontecia, a internacional portuguesa mostrava-se à altura, com ações de grande nível.

O GCR Nun'Álvares foi mais eficaz e Cátia Morgado decidiu abrir o livro e espalhar magia no Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos. A internacional portuguesa, após passe de Loira, à saída de Ana Catarina, executa um chapéu perfeito à guardiã benfiquista e dobra a vantagem do GCR Nun'Álvares ainda antes do intervalo. 

Na segunda parte, o SL Benfica foi atrás do golo, sabendo que precisava de pelo menos dois para levar a partida a prolongamento. O único golo das águias surgiu já a dois segundos do final, quando Angélica Alves remata para o fundo das redes, após boa rotação.

2-1, resultado final. O GCR Nun'Álvares conquista, assim, a Taça da Liga de Futsal feminino pela primeira vez na sua história, quebrando a série invencível do SL Benfica que já durava desde 2018.

Pedro Nobre, treinador do GCR Nun’Álvares, em discurso direto:

“Estamos muito felizes com esta vitória diante de um adversário forte. Sabemos que não temos uma profundidade grande na rotação, mas conhecemos bem o Benfica e até penso que nos últimos três jogos que fizemos fomos bastante superiores. Sabíamos que a melhor estratégia seria pressionar, mas também sabíamos que não iríamos aguentar o jogo todo. A estratégia passou por baixar linhas e sair pela primeira vez à frente do resultado. Fomos felizes na finalização e a equipa começou a ficar confortável.

Acho que já merecíamos um resultado assim, pelo trabalho que temos feito. Estamos felizes porque é o primeiro título nacional para Fafe e para o Nun’Álvares e isso nunca mais ninguém vai apagar.”

Cátia Morgado, jogadora do GCR Nun'Álvares, em discurso direto:

"Soubemos sofrer, basicamente. Já estávamos à espera do jogo direto do Benfica, baixámos um bocadinho as linhas, demos-lhes a iniciativa de jogo, mas depois soubemos ir em transições, quando tivemos bola soubemos ter calma, e depois na segunda parte, com vantagem de dois golos, foi sofrer. As finais não se jogam, ganham-se, e foi o que aconteceu hoje.Tivemos mais calma na finalização do que noutros jogos. Acho que hoje foi esse o nosso ponto forte. Fomos lá três ou quatro vezes e fizemos dois golos, logo na primeira parte, e acho que aí acabamos por matar o jogo. Elas depois vieram um bocadinho abaixo, demos-lhes ainda mais iniciativa de jogo, e fomos mais eficazes."

O Presidente da AF Braga, Manuel Machado, enviou os parabéns ao clube fafense. "Felicito a direção, as atletas e equipa técnica do GCR Nun'Álvares pela conquista, pela primeira vez na sua história, da Taça da Liga de futsal feminino. Uma conquista histórica para o Clube de Fafe que muito nos orgulha e que engrandece o nome da nossa Associação. Agradeço ainda ao Nun'Álvares a aposta sólida e coerente que tem feito no futsal feminino contribuindo decisivamente para o seu desenvolvimento em Portugal".