"A Mudança é sempre Curativa" deu mote ao discurso proferido pelo presidente cessante da Assembleia-Geral, José Fernando Rodrigues Alves Pinto, na tomada de posse dos órgãos sociais da AF Braga, no passado sábado.
"GRATIDÃO
A gratidão é o caminho mais curto para a consciência limpa. A ingratidão é a consciência suja de uma parte do mundo. Entrei incógnito e anónimo. Semeei equilíbrio, independência, liberdade e bom senso. Construi muitas amizades. A AF Braga continuará a ser para mim um espaço de bom e fraternacolhimento e trabalho. Obrigado a todos.
Com a independência e a liberdade que nunca alienei, dirijo uma palavra de simpatia, com vinte anos, a todos os colegas dos órgãos sociais, aos colaboradores, aos clubes, aos árbitros, aos atletas, à comunicação social: todos vocês tornaram possível e respeitada esta enorme Organização que é a AF Braga.
Uma nota especial de apreço aos nossos clubes: 200 em 217 participaram no ato eleitoral!... Obra, ah?
Aos meus atuais e distintos colegas da Assembleia-Geral – Renato Mota, António Carvalho e Fernando Pinto – heróis que me acompanharam sempre, sempre, especialmente nesta última légua de caminho ruim, o meu especial reconhecimento. A honra e a dignidade não se vendem.
Por último, neste ponto, uma menção especial ao meu amigo Manuel Machado. Eu sei que fui eu que lhe preparou a emboscada para presidir à direção da AF Braga. Não me arrependo, bem pelo contrário. Sinto orgulho pelo que fiz porque sinto orgulho na obra que o meu amigo desenvolveu. Um abraço forte e profundamente sentido da gratidão que entendo que todos lhe devemos.
ESTRANGULAMENTOS
É preciso crescer, é bom crescer, mas não podemos crescer sem harmonizar os vários fatores que interferem na produção futebolística.
Arbitragem, organização administrativa, recintos, treinadores, jogadores, formação para todos, calendários, etc., tudo deve ser convenientemente articulado.
E o desporto escolar, amigos? Quando é que o desporto escolar será verdadeiramente desporto escolar?
MUDANÇA
A mudança é sempre curativa e criadora: baloiçam as cadeiras, surgem novos atores, incomodam-se os enquistados, inova-se, florescem esperanças, cresce a espectativa. As vassouras novas costumam varrer bem.
Conheço o Dr. Pedro Sousa. Tive o privilégio de partilhar com ele as cadeiras da direção durante o tempo suficiente para formular um juízo pessoal e profissional extremamente positivo em relação à sua pessoa. Correto, direto, inteligente, conhecedor da área, imaginativo, criativo,
aberto ao diálogo, neste momento, é a pessoa certa no lugar certo. Eu sei que ele sabe que eu lhe desejo as maiores felicidades, a ele e a todos os que o acompanham. Força. Felicidades Pedro Sousa.
VALORES
É necessário que o desporto e em particular o futebol, sejam um veículo de transmissão de valores tão caros e necessários à sociedade atual: lealdade, honestidade, dedicação, coragem, respeito pelo adversário e pelos árbitros, espírito de equipa.
O dinheiro não pode comprar e matar o futebol. Futebol e dinheiro andam de mãos dadas. Às vezes sabe-se lá como!...
Os comentadores de futebol, inflacionados, não podem ocupar mais tempo de televisão e de rádio do que os próprios jogos de futebol. O que é isto? Opiniões livres não se formam a partir de disputas acesas e por vezes incompetentes de comentadores vendidos… deixem o futebol em paz!...
Aceitar e aprender com a derrota é o caminho seguro para a vitória.
FUTURO
O futuro, caro Dr. Pedro Sousa, constrói-se com futuro, ou seja, com uma mistura tipo:
- Quatrocentos gramas de memória do passado;
- Trezentos gramas de irreverência do presente;
- Quinhentos gramas de aceleração, de energia e de sonho recolhidos do próprio futuro
FUTEBOL SOCIAL
Futebol com e para as famílias; futebol feminino; futebol nas escolas; futebol nas cadeias, futebol nas casas de acolhimento de jovens abandonados, futebol nos estabelecimentos correcionais, futebol nos lares de idosos, futebol nos hospitais. Lembram-se daquele concurso de desenhos sobre a «bola de futebol», desenvolvido no nosso 90º aniversário, ganho pelos mais velhos de Moreira de Cónegos que aqui vieram receber os prémios em cadeiras de rodas?!...
FELICIDADES
O futebol pode ser bonito, pode ser verdade. Pedro Sousa: vamos a isso?!...
A palavra é de prata, mas o silêncio é de ouro. Desculpem o incómodo. Obrigado."
Ao discurso seguiu-se o ato de posse do novo Presidente da Assembleia Geral, Dr. Mário Constantino Lopes, conferida pelo Presidente cessante que lhe vincou grandes qualidades "pessoa culta, fina, de trato afável, de competência reconhecida, que muito enobrecerá a nossa Associação de Futebol de Braga.". José Fernando Alves Pinto deixou ainda um voto "Caro Dr. Mário Constantino, faça o favor, que o futuro se encarregue de lhe conceder um benefício tão grande ou maior do que eu usufrui. Felicidades."
