O Presidente da Assembleia Geral, José Fernando Rodrigues Alves Pinto, enviou o seguinte esclarecimento ao Conselho de Arbitragem da AF Braga:

1. Recebemos em 08/06/2025 o documento de renúncia de todo o Conselho de Arbitragem da AF Braga;

2. Nos termos do nº5 do artº 16º dos Estatutos, no prazo de 30 de dias, cumprir-nos-ia convocar uma eleição intercalar para preenchimento das vagas ocorridas. 

3. Sucede que, no entretanto, recebemos um documento oficial em que o Presidente da Direção da AF Braga renuncia ao cargo, o que obriga à convocação de eleições gerais (para todos os órgãos da Associação). 

4. Assim sendo, a realização de eleições intercalares para o Conselho de Arbitragem no referido prazo de 30 dias, seria ineficaz. 

5. Termos em que, em reunião dos elementos da Assembleia-Geral da AF Braga, decidimos agendar Assembleias-Gerais para datas a anunciar, sendo que, a realização de eleições para os órgãos cessionários, não os dispensa de exercer as suas funções, em gestão, sob pena de incumprimento legal, até que seja conferida posse a quem lhes sucederá. 

6. Vivemos num contexto em que todos temos que entender e agir de forma a colocar a imagem e o prestígio da nossa Associação acima de qualquer interesse pessoal ou de grupo.

O Despacho pode ser encontrado aqui:

/Portals/4/DESPACHO%20PRESIDENTE%20ASSEMBLEIA%20GERAL.pdf