AF Braga no Top da UEFA
Artigo de Opinião do Vice-Presidente Miguel Azevedo publicado hoje no Correio do Minho.
26 janeiro 2025
Artigo de Opinião
AF Braga no Top da UEFA
A Taça das Regiões da UEFA (UEFA Regions' Cup) é uma competição internacional de futebol organizada pela UEFA. É destinada a equipas de jogadores amadores que não têm nem nunca tiveram contrato profissional e pertencentes a clubes que militam nos escalões amadores de futebol (Campeonatos Distritais).
O objetivo da competição é promover o futebol de base o talento regional na Europa, proporcionando uma experiência internacional para jogadores não profissionais. É a maior competição mundial de futebol amador e a menos conhecida das competições da UEFA. A Taça das Regiões da UEFA é, assim, uma celebração do futebol amador, destacando o talento de jogadores que, apesar de não serem profissionais, exibem muita qualidade e paixão pelo futebol. Em termos nacionais, a competição tem sido destacada pelo seu papel na promoção do futebol amador e na oportunidade que oferece às seleções distritais de representarem Portugal a nível europeu.
A prova divide-se em 3 fases. A primeira, fase Regional e Nacional em que cada País participante organiza uma fase interna para determinar o representante nacional.
Para apurar a seleção que representa Portugal na competição, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) organiza o torneio Taça das Regiões. Prova com duas fases, uma zonal onde as 22 associações distritais e regionais competem entre si, em seis grupos e a fase final em que os vencedores dos seis grupos competem em dois grupos de três. Os dois vencedores dos grupos defrontam-se numa final. O vencedor para além do título de campeão Nacional de futebol amador, fica com o direito e responsabilidade de representar Portugal na UEFA.
A segunda fase, em que as equipas apuradas na primeira fase disputam a fase europeia, que inclui: Fase de Qualificação: Fase de grupos (oito) de quatros seleções que competem entre si e a Fase Final em que os vencedores da qualificação competem em formato de mini-torneio, geralmente realizado num único país anfitrião.
A competição termina com uma final, final europeia, onde os dois melhores competem pela taça, decidindo o campeão amador europeu.
A UEFA Regions' Cup foi criada em 1999 e disputa-se de dois em dois anos.
Portugal através da AF Braga tem uma forte tradição na competição. A Seleção da AF Braga é a seleção distrital portuguesa mais cotada tendo ganho por diversas vezes o título de campeã nacional e representado Portugal na UEFA Regions' Cup. Em 2001 a nossa Seleção chegou à final da competição realizada na República Checa, onde perdeu para a equipa anfitriã no desempate por grandes penalidades após igualdade a 2 golos no final do tempo regulamentar. Em 2011, sob o comando do malogrado mister Dito, a quem presto homenagem, a AF Braga fez história ao sagrar-se Campeã Europeia das Regiões numa final disputada no Estádio Cidade de Barcelos onde nos tornamos na única Associação com esse trofeu. Esta conquista é um marco tanto para a AF Braga quanto para o futebol português. A conquista da UEFA Regions' Cup pela AF Braga é uma glória nacional ao nível do Campeonato da Europa de 2016 e da Liga das Nações (2019) vencidas pela Seleção A. Fará parte da história do futebol nacional no que ao rol de títulos internacionais (quer seja ao nível de clubes, quer seja ao nível de seleções) diz respeito.
A época de 2023/2024 foi de Taça das Regiões. A nossa seleção, orientada pelo mister Filipe Gonça, teve um percurso de grande prestígio, uma vez que conseguimos vencer o nosso grupo da fase zonal disputado em Vila Pouca de Aguiar no distrito de Vila Real e na fase nacional fomos à final com a nossa congénere de Lisboa, num jogo disputado no Estádio Municipal de Alcains em Castelo Branco, transmitido em direto pelo Canal 11.
A nossa seleção comportou-se de forma exemplar dentro e fora do campo, mostrando estar à altura do sempre difícil desafio de defender os pergaminhos da AF Braga.
De registar o incansável contributo e colaboração de todos os clubes envolvidos, bem como dos seus treinadores, que ao longo do trajeto, cederam os seus atletas, e pelos quais naturalmente terá de ser dividido todo o sucesso.
Representar Portugal na maior competição de futebol amador da UEFA é enorme prestígio, mas acima de tudo é um reflexo do trabalho árduo, dedicação e qualidade dos jogadores e da estrutura desportiva da região.
O histórico de participação da AF Braga na competição reforça o prestígio do futebol amador de Braga e também português, representa um enorme orgulho para todos e demostra a paixão e a qualidade técnica do nosso futebol amador.
Miguel Azevedo
Vice-Presidente da Associação de Futebol de Braga