FC Porto, SL Benfica, SC Braga, Sporting CP e Vitória SC subiram ao palco, devidamente representados pelos seus altos responsáveis, no momento em que a FPF consagrou milhares de clubes de todo o país, aqui representados pelos cinco que se orgulham de conter em si as maiores massas associativas. 

A cada um destes clubes foi atribuído um troféu das Quinas de Ouro, tal como a todos os emblemas federados nas demais competições de futebol e futsal em todo o país.

Fernando Gomes, presidente da FPF, tomou a palavra para detalhar sobre esta homenagem às instituições desportivas, elogiando o trabalho de cada uma delas, bem como de todos os seus representantes.

"São mais de dois mil clubes, células vivas do nosso movimento associativo e desportivo, que juntamente com o apoio das associações distritais, e suportadas também pelos municípios e pelas autarquias, conseguem, todos os dias, desenvolver e acompanhar jogadoras e jogadores, na sua evolução. Tudo isto permite que, um dia mais tarde, os próprios clubes e as seleções usufruam da qualidade que lhes é proporcionada nestes clubes. Da nossa parte, um agradecimento a esses mais de dois mil clubes que fazem todos os dias o futebol e o desporto em Portugal. Permitam-me dizer também que estamos perante uma homenagem a dezenas de milhares de homens e mulheres que, de uma forma anónima, abrem as portas dos pavilhões, os portões dos campos para que essas miudas e esses miúdos possam ter o seu espaço, o seu equipamento desportivo para desenvolver a sua atividade. Bem haja a todos eles!"