A terceira edição da iniciativa “Árbitro na Escola” realizou-se hoje na Escola EB 2,3 João de Meira, em Guimarães, e voltou a ter o árbitro internacional João Pinheiro como protagonista.

Sou o João Pinheiro, tenho 34 anos, sou pai, advogado e árbitro internacional de futebol.” começou por dizer João Pinheiro.

Na plateia estiveram três turmas do 2º e 3º Ciclos que se mostraram muito curiosas sobre o trajeto do internacional português. 

"Comecei a arbitrar com 14 anos e o meu percurso até ao topo foi marcado, sobretudo, pela minha resiliência, persistência e por acreditar sempre. O primeiro passo é sempre acreditar que somos capazes e depois trabalhar arduamente para atingir os nossos objetivos”, afirmou João Pinheiro.

Quando questionado sobre como gere os erros na arbitragem, Pinheiro respondeu de forma clara “Odeio falhar. Sou muito exigente comigo. Trabalho muito para não errar. Trabalho com dois psicólogos para me fortalecer mentalmente também para gerir esse tipo de situações. Vejo todos os meus jogos e procuro compreender o que me levou a falhar para evitar que se repita".

Para finalizar, João Pinheiro deixou um desafio aos alunos da Escola EB 2,3 João de Meira “O curso de árbitro é gratuito e está ao alcance de todos. A AF Braga tem vários núcleos espalhados pelo distrito onde podem fazer o vosso curso. Experimentem! A mim, que nunca joguei bem futebol, permitiu-me pisar os grandes palcos da modalidade ao lado dos maiores protagonistas como Cristiano Ronaldo ou Messi.”