O Sporting Clube de Braga, Clube filiado e sócio-fundador da Associação de Futebol de Braga, celebra hoje o seu primeiro centenário! 

Manuel Machado, Presidente da AF Braga, deixa a sua mensagem de felicitações pelos 100 anos do Clube:

 

"Ao SC Braga pelo seu Centenário, 

 

Em meu nome, e em nome dos órgãos sociais da Associação de Futebol de Braga, felicito calorosamente o Sporting Clube de Braga, na pessoa do Presidente António Salvador, da sua equipa e da massa associativa do Clube, pelo centésimo aniversário da sua existência. 

 

O Sporting Clube de Braga é um dos maiores baluartes da Associação de Futebol de Braga, nosso sócio-fundador e o primeiro a alcançar a marca histórica do primeiro centenário. Um Clube eclético cuja história e percurso orgulham todos os que amam e vivem o Futebol não só pelos feitos desportivos alcançados, mas também pela capacidade de traçar novos caminhos, abraçar novos perímetros, sendo sempre jovem e visionário.

 

Ao longo destes 100 anos, o Sporting Clube de Braga soube-se afirmar como um dos maiores clubes nacionais e como um emblema com elevado reconhecimento internacional. Deixo, por isso, uma palavra de gratidão e reconhecimento aos fundadores e a todos aqueles que, nesta jornada, projetaram e construíram o Sporting Clube de Braga tornando possíveis conquistas, no futebol sénior masculino, como a UEFA Intertoto CUP (2008/09), duas Taças de Portugal (1965/66 e 2015/16), duas Taças da Liga (2012/13 e 2019/20) e ainda a presença na final da Liga Europa (2010/11). 

Nos últimos anos, a aposta no futebol feminino, com conquistas como a Liga BPI (2018/2019) e Supertaça Allianz (2018/2019), e mais recentemente a Taça de Portugal (19/20), e no futebol de praia, alcançando os títulos de bicampeão do mundo, tricampeão europeu e tricampeão nacional, mostraram-se certeiras e revelaram o quão auspicioso é o caminho que está ainda por traçar. Às vitórias das equipas principais juntam-se ainda as dos escalões de formação, com notável carreira nos campeonatos nacionais e distritais. Só com grande visão e sentido de missão é possível desenhar um caminho de sucesso distrital, nacional, europeu e mundial. 

 

Há que reconhecer o mérito do trabalho de António Salvador, da sua equipa e de toda a estrutura, que potenciou o crescimento deste grande Clube representando um avanço qualitativo a todos os níveis pela sua competência, estratégia e profissionalismo.  

 

Louvo, ainda, o investimento do Sporting Clube de Braga na formação de jovens atletas, no futebol feminino e na construção da Academia, tão importantes para o crescimento do Futebol Português. 

 

Por último, uma palavra de reconhecimento e agradecimento aos sócios e a todos os adeptos que acompanham e participam na vida do seu Clube, vibrando com as suas conquistas, e que, certamente, hoje se sentem honrados pelos seus 100 anos de prestigiante História.

 

Cordiais saudações desportivas, 

Manuel Machado | Presidente da AF Braga"