A Associação de Futebol de Braga promoveu, esta terça e quarta-feira, 29 e 30 de setembro, o II Fórum do Futebol Distrital | Encontro de Municípios. Devido à pandemia da Covid-19, este segundo fórum, que estava previsto para março, decorreu online, com recurso à plataforma Microsoft Teams.

O II Fórum do Futebol Distrital | Encontro de Municípios  foi, uma vez mais, uma oportunidade para reunir a AFBRAGA com os responsáveis municipais pelo Desporto do distrito em torno do Futebol Distrital e do Projeto Crescer 2020+ da Federação Portuguesa de Futebol. Marcaram presença vereadores e técnicos municipais de Desporto dos municípios de Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, , Guimarães, Esposende, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde e Vizela.

No primeiro dia, Manuel MachadoPresidente da AFBRAGA, deu as boas-vindas afirmando que "Os municípios têm sido parceiros fundamentais no crescimento do futebol português contribuindo para a sua evolução e afirmação. Sabemos que, tal como nós, acreditam que o futebol é um campo pródigo não só para o desenvolvimento saudável dos jovens, mas também em comportamentos sociais, confrontando o jovem com a importância de valorizar a cooperação e o respeito. E é, também por isso, que uma vez mais vos lançamos o desafio de, connosco, debater e pensar o Futebol.".
Seguiu-se a intervenção de Pedro Dias, membro da Direção da Federação Portuguesa de Futebol, que fez um balanço da implementação do Projeto Crescer 2020+ em Portugal, abordando a realidade do distrito de Braga e parabenizando a equipa de implementação do projeto localmente pelos resultados alcançados. Pedro Dias apresentou ainda perspectivas sobre o futuro do programa. 
Susana Bravo, Treinadora das Seleções de Futebol de Formação Feminina, apresentou a realidade do Futebol Feminino em Portugal e a evolução extremamente positiva dos últimos anos. Desafiou ainda as autarquias a apoiar os clubes dos seus concelhos a criarem equipas femininas para promoção da equidade de género na modalidade. 
A jornada de trabalho do primeiro dia terminou com a apresentação do Professor Victor Pardal, Coordenador Nacional do programa UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola). As UAARE visam uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento ou seleções nacionais. Os Coordenadores Regionais Adelino Carvalho (Minho) e Pedro Seco (Porto) participaram também na sessão partilhando a experiência com atletas da modalidade futebol nos distritos de Braga e Porto. 

O segundo dia começou com a apresentação de Pedro Ferreira, Coordenador do Projeto Vida Feliz da Tempo Livre (Guimarães), sobre Walking Football, modalidade que promove com grande sucesso junto da população com mais de 55 anos. Pedro Ferreira desafiou as autarquias presentes a aderirem a esta modalidade. A AFBRAGA e a Tempo Livre têm vindo a trabalhar numa parceria para a promoção do Walking Football, projeto que foi interrompido devido à pandemia da Covid-19.
Ana Marques, assessora Jurídica e Data Protection Officer da FPF, trouxe ao debate o combate à corrupção e manipulação de resultados desportivos (Match Fixing) associada ao mercado de apostas. A assessora jurídica da FPF deu ainda a conhecer as diferentes iniciativas da FPF para a prevenção do Match Fixing como a campanha "Match Fixing é Crime" e as palestras "Joga Limpo" e a Plataforma de Denúncia.
A jornada de trabalho do segundo dia, terminou com Júlio Vieira, Diretor da FPF responsável pelo Processo de Certificação de Entidades Formadoras, que abordou a importância deste processo para o futuro e desenvolvimento do futebol nacional, desafiando as autarquias a envolverem-se de forma ainda mais ativa na certificação dos seus clubes. 

Com a promessa de uma nova edição no próximo ano, a Associação de Futebol de Braga mostrou-se profundamente satisfeita com a participação, envolvimento e contributos dos presentes neste II Fórum do Futebol Distrital | Encontro de Municípios. 

A organização e coordenação deste evento esteve a cargo da equipa responsável pelo Projeto Crescer 2020+ da FPF no Distrito de Braga - Tiago Moura, gestor do projeto, Ricardo Martins, Diretor Técnico Regional, e Margarida Direito, gestão de comunicação e marketing.