Decorreu, esta tarde, no pequeno auditório do Fórum Braga, a Cerimónia Oficial de Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da AF Braga 2025-2029.

A cerimónia contou com várias presenças: o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias; o movimento associativo, com José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, na qualidade de representante da Mesa do Plenário das Associações Distritais e Regionais; dasAssociações de Classe; de António Salvador, António Miguel Cardoso e Rui Silva, presidentes de SC Braga, Vitória SC e Gil Vicente FC, respetivamente; de mais de uma centena de Clubes filiados, de deputados eleitos por Braga, representantes de vários municípios do distrito; e entidades ligadas aomundo académico.

A tomada de posse começou com uma intervenção de José Fernando Alves Pinto, presidente cessante da Mesa da Assembleia Geral da AF Braga. Depois de dar posse a Mário Constantino Lopes, novo presidente da MAG, seguiram-se as habituais assinaturas, com Pedro Sousa a ser, oficialmente, empossado.

Na sua intervenção Mário Constantino Lopes, Presidente da Assembleia Geral afirmou que "O Pedro Sousa vendeu-nos um sonho que eu acredito que vai ser concretizado. Os desafios que temos pela frente são muitos:a necessidade de modernizar as nossas infraestruturas, de apoiar mais e de forma mais eficaz os nossos clubes, promover ainda mais e com mais força o futebol feminino, atrair os jovens para a prática desportiva. E para isso contamos com o empenho de todos. Na vida, como no futebol,  não existem soluções milagrosas. Elas constroem-se com o trabalho, o diálogo, uma escuta atenta e dedicação total à causa do futebol no nosso distrito. Para construirmos juntos os alicerces das próximas décadas da AF Braga."

Pedro Sousa, Presidente da AF Braga, deixou uma mensagem de ambição e futuro "Este é o tempo da coragem, mas é também o tempo do equilíbrio. Queremos transformar, sim. Queremos romper com a rotina, sim. Mas queremos fazê-lo com responsabilidade, com rigor e com sentido de missão. Queremos que todos sintam que este é o vosso projecto. O futebol é mais do que um jogo. É escola de vida, é factor de identidade, é lugar de encontro e de pertença. É uma linguagem universal que atravessa gerações e territórios. É por isso que o futebol que se joga nos campos do nosso distrito tem de ser respeitado, valorizado e promovido. Hoje não celebramos apenas uma vitória eleitoral. Hoje iniciamos uma responsabilidade colectiva. E é com todos, sem excepção, que queremos percorrer este caminho. Por uma AF Braga moderna, transparente e próxima. Por uma AF Braga que apoia os clubes e valoriza os atletas. Por uma AF Braga de ambição e de futuro. Conto convosco. Contem comigo."

“O dia de hoje representa um novo começo na Associação de Futebol de Braga. Uma associação que tem sido um exemplo de dedicação, paixão e progresso. Com nova Direção, vai continuar a honrar a tradição e elevar ainda mais o nome do futebol português”, começou por dizer Pedro Proença. “Que a Associação de Futebol de Braga continue a ser a voz de um distrito que respira Futebol. A FPF será um aliado permanente e as portas da Cidade do Futebol sempre abertas”.


 

O Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, deixou um convite ao compromisso para alcançar o desígnio nacional de aumento da prática desportiva para todos "Desejo que mantenham um fortíssimo compromisso com as quatro modalidades desportivas que a  AF Braga tutela, no âmbito da FPF, alinhado com a visão integrada de desenvolvimento da prática desportiva ao longo da vida. O futebol, o futsal, o futebol de praia e o walking football necessitam desse compromisso. Que tenham um fortíssimo compromisso na melhoria da relevância social do desporto, para contribuírem ativamente para um dos objetivos nacionais para o desporto: o aumento da prática desportiva da população portuguesa. Que tenham também um fortíssimo compromisso com a inclusão. Desejamos muito que consigamos aumentar a oferta da prática desportiva para pessoas com deficiência, para mulheres. E assim estarão, mais uma vez, a contribuir para um dos objetivos nacionais que temos para o desporto nacional. Que reforcem o compromisso com a qualidade do processo de formação desportiva das crianças e jovens. E que tenham um fortíssimo compromisso com o conhecimento e com a ciência."