Mais e melhor Futsal VI
Artigo de Opinião do Vice-Presidente José Amorim publicado hoje no Correio do Minho.
18 maio 2025
Artigo de Opinião
Em muitas e variadas circunstâncias se tem reafirmado a missão social que cabe à Associação de Futebol de Braga.
A Associação de Futebol de Braga tem como principal objetivo a organização de provas para os clubes seus associados. Mas não se fica, nem pode ficar, por aí a sua ação e atividade. Tem uma função social e humana, sempre aliadas à função principal, sem nunca descurar delas, atuando nesta dimensão plural da promoção do bem-estar de todos, na medida das suas possibilidades e dos meios ao seu alcance.
O Futebol e o Futsal são um meio de que dispõe para dar possibilidade aos e às atletas de se divertirem, de se cultivarem, de se desenvolverem e de se educarem fazendo aquilo que mais gostam de fazer – jogar. O jogo pode e deve ser um meio de os dirigentes, encarregados de educação, treinadores, atletas e massa associativa transmitirem valores sociais, culturais e humanos de convívio são, de camaradagem pura e sincera, de respeito mútuo e de dignidade. E o desporto tem de ser e só pode ser assim. No desporto tem de prevalecer a solidariedade, cooperação, respeito e lealdade. Tudo o resto não cabe no desporto. É importante que todos tomem consciência disto e se comprometam com este desígnio.
Pela parte da Associação de Futebol de Braga tudo será feito para que assim seja.
Porque estamos aqui a falar de futsal, nesta modalidade, com a iniciativa desta época da realização do MKA+Futsal (encontros mensais de petizes e traquinas), temos dado o mote para que estes valores que acima referimos sejam uma realidade desde estas idades e permaneçam pela vida destas crianças/atletas do futuro e com futuro. Não há arbitragens, não há classificações, não há imposições táticas e técnicas, mas a pura diversão e a felicidade das crianças participantes. Acresce a esta felicidade das crianças a boa disposição das famílias (pais, avós, irmãos, tios…), a amizade entre todos e a felicidade de ver as crianças felizes. Esta é a imagem do desporto que queremos, que ansiamos ter nos nossos pavilhões, onde as equipas disputam o jogo e a assistência incentiva a sua equipa, sem perturbar ninguém, sem criar casos ou gerar turbulência. O desporto tem de ser festa, festa do jogo, festa dos golos, festa da assistência e das famílias, fazendo a festa da FAMILIA DO FUTSAL.
No passado domingo estivemos em Celorico de Basto, no Pavilhão Gimnodesportivo, casa da Associação de Futsal de Celorico de Basto, para a realização do VII MKA+Futsal que contou com cerca de duzentos atletas. E fizemo-lo em Celorico porque sentimos que deveríamos dar apoio e uma força anímica à Associação de Futsal de Celorico de Basto pelo esforço e trabalho no desenvolvimento e crescimento do futsal naquela região e, tendo em consideração o acontecimento recente – o falecimento do seu atleta Simão Gonçalves - queríamos prestar uma justa e sentida homenagem ao jovem atleta no local onde iniciou a prática do futsal e onde foi feliz. Fizemo-lo com o sentido do dever, com o sentido de família e com o sentido da pertença – Família do futsal.
Queremos ser a prática, o exemplo daquilo que acima referimos. Somos referência para as boas práticas.
Disso nos dá conta o texto que encontramos na página do Município de Celorico de Basto que, desde já, agradecemos e passamos a expor:
“Celorico de Basto acolheu o VII Encontro MKA+Futsal promovido pela AF Braga. Homenagem a Simão Gonçalves, jovem atleto da AFCB falecido em fevereiro, destacou o sentido de pertença à família do futsal. O futsal tem vindo a crescer de forma exponencial no concelho de Celorico de Basto, com resultados vísiveis na formação, com múltiplos atletas a serem selecionados para as diferentes seleções nacionais e requisitados por outros clubes."
…
A organização deste evento contou com o apoio do Município de Celorico de Basto, com o autarca celoricense, José Peixoto Lima, a marcar presença em vários momentos deste encontro, e de forma particular na homenagem a Simão Gonçalves, “um momento comovente que reforça o espírito de união e família que o futsal cria. O Simão foi, é será sempre parte integrante da Associação de Futsal de Celorico de Basto e fará sempre, parte da história desta grande família. Esta proximidade da Associação de Futebol de Braga com os atletas e clubes locais é um sinal de que o caminho trilhado no desporto está a ser bem alinhado e prioriza primeiro o atleta e depois a competição. Celorico de Basto é um território aberto à promoção de iniciativas que valorizem o desporto, a educação e os valores humanos”.
O momento de homenagem promovido pela Associação de Futebol de Braga contou com a presença da família de Simão Gonçalves e com a presidente da AFCB, Paula Magalhães, que reforça a importância de “de olhar para o desporto como espaço de família, onde os jovens crescem com princípios e valores e que se sentem em casa, num ambiente fraterno e acolhedor. É isso que fazemos com os nossos atletas, mais do que futsal, promovemos uma casa para todos, a vitória de um é a vitória de todos, a dor de um é a dor de todos. Perder o Simão foi um choque, uma dor avassaladora. Lembrá-lo é uma alegria e a certeza que temos feito o melhor pelos nossos atletas”.
Mais do que uma competição, este encontro foi um verdadeiro exemplo daquilo que o desporto deve representar, amizade, respeito e cooperação.”
Mais e melhor Futsal não diz respeito apenas ao jogo, antes a toda a envolvência doa agentes desportivos e todos os acontecimentos que encerra…Mais do que jogo, mais do que futsal… dignidade, respeito, tolerância, solidariedade, gratidão.
O Vice-Presidente
José Amorim