Mais e melhor Futsal V 

Na semana antes da Páscoa, de 14 a 19 de Abril, em Castelo Branco, a A F Braga participou no Torneio Interassociações de Futsal sub13, promovido pela FPF, conforme acontece desde a época 22/23.  

A seleção distrital de Braga, constituída, como é normal, por atletas filiados nos nossos clubes e a disputar as provas da Associação, teve um ótimo desempenho desportivo, pois conseguiu mostrar a sua evolução, a sua preparação e apetência para a modalidade, ganhando três dos quatro jogos que efetuou, com elevação, garra e desportivismo.  

Sendo composta por atletas, na sua maioria, de estatura abaixo da média daqueles com quem competiram, impuseram a sua capacidade técnica e tática, deixando admirados todos os espectadores presentes nos pavilhões. Foi uma equipa que demonstrou maturidade, consistência, aprendizagem e que consegue por em prática os ensinamentos que adquiriu. Apesar de muito jovens, são atletas com muita qualidade e que demonstram que o futsal é uma modalidade ímpar e com futuro, pois terá bons praticantes e cada vez em maior número.  

Para além daqueles que participaram no referido torneio, há muitos atletas desta faixa etária que demonstram as mesmas qualidades e são bons praticantes de futsal, pese embora terem ainda um grande caminho a percorrer… 

Mas se desportivamente os atletas da seleção da Associação de Futebol de Braga estiveram num bom nível, não menos o tiveram quando em grupo na realização duma atividade lúdica, nos tempos de lazer ou nos momentos de convívio uns com os outros ou com outras equipas doutras associações distritais. A formação que demonstraram foi num todo, em todas as vertentes.  

Naturalmente que não foi uma aprendizagem apenas nos treinos ou orientações na seleção distrital; esta aprendizagem e forma de estar vem da sua formação nos clubes de que são oriundos. É nos clubes que iniciam e consolidam a sua formação humana, social, cultural e desportiva. Importante também referir a educação familiar, sem dúvida um pilar primordial para a formação.  

Há que louvar o trabalho que os clubes fazem em prol da modalidade e pela formação destes jovens. Um bem haja a todos. A prova de que estão no rumo certo é a qualidade demonstrada pelos jovens atletas e os valores humanos e sociais que preservam.  

Penso que estamos todos no bom caminho para o desenvolvimento do futsal no distrito de Braga e para podermos aumentar substancialmente o número de praticantes de futsal na nossa área geográfica. Há bons indicativos, no presente, para que assim possamos pensar e esperamos que as ações que estão em curso o possam vir a comprovar também. 

Temos firmada esperança de que, num futuro próximo, o número de jovens praticantes de futsal possa vir a aumentar bastante. Esperamos que a iniciativa MKA + Futsal venha a ser gerador de um despertar de jovens atletas para a prática do futsal como, aliás, temos constatado. Assim as famílias, os clubes e a comunidade continuem a cooperar nesta forte aposta de motivação e incentivo dos meninos e meninas para a prática da modalidade futsal. Ao longo desta época aquilo a que todos temos assistido mensalmente, nas concentrações de petizes e traquinas, é um autêntico hino à felicidade das crianças, felicidade essa tão contagiante que leva à tomada de consciência da felicidade dos pais, avós – das famílias - quando presenciam a alegria e dedicação dos seus educandos nestes encontros. São felizes todos.  

Então, se a prática do futsal gera alegria e felicidade, quer a praticantes, quer a quem assiste, só resta aumentar essa prática e espalhar magia e felicidade nos clubes, nas famílias e nas comunidades com mais praticantes de todas as idades.  

Assim esperamos que venha a acontecer num futuro muito próximo. 

Mais e melhor futsal é uma tarefa que implica o compromisso de todos. 

O Vice-Presidente 

José Amorim