O projeto "Fintas para todos", da Associação Juvenil Desportiva Braga/Fintas, da Associação de Futebol de Braga, receberá um apoio económico de 22 mil euros, no âmbito das comemorações do décimo aniversário da UEFA Foundation for Children, que se celebra esta quinta-feira. Assinala-se, assim, uma década de intervenção social com o futebol como ferramenta de inclusão.

Usar a força inspiradora do futebol como "instrumento educativo e integrador" para fazer a diferença na vida de "crianças e jovens em situação de vulnerabilidade" é precisamente o objetivo do projeto "Fintas para todos", explica o coordenador técnico e pedagógico, Luís Travessa: "Sabemos que muitos destes jovens enfrentam exclusão, barreiras culturais e dificuldades económicas, e é neste contexto que a nossa iniciativa se propõe a promover a integração, fortalecer os laços comunitários e combater todas as formas de discriminação".

Quarto classificado na última edição dos prémios "Futebol para todos", da Federação Portuguesa de Futebol, o projeto "Fintas para Todos" combina treinos regulares e adaptados com workshops de consciencialização social, conduzidos por psicólogos e mediadores culturais, abordando temas como bullying, diversidade e empatia. Inclui também um programa de mentoria com atletas locais, encontros trimestrais e a realização de eventos comunitários e torneios inclusivos. O plano de atividades integra a formação especializada de treinadores para garantir a qualidade e acessibilidade das sessões adaptadas.

"Com o apoio agora concedido, reforçamos o nosso compromisso com a formação de cidadãos ativos, solidários e respeitadores da diversidade", afirma Luís Travessa: "O futebol, enquanto linguagem universal e ferramenta pedagógica, continuará a ser o nosso veículo de promoção de igualdade de oportunidades, de desenvolvimento pessoal e de coesão social".

Manuel Machado, presidente da Associação de Futebol de Braga, destaca a natureza inspiradora do "Fintas para todos": "Estamos muito satisfeitos por este reconhecimento chegar a um clube nosso filiado. A AF Braga vê hoje a intervenção social como um pilar estratégico de desenvolvimento. Este reconhecimento da UEFA será certamente inspirador para que outros clubes assumam, tal como a Associação Juvenil Desportiva Braga/Fintas, cada vez mais o seu papel ativo na inclusão e promoção de valores através do futebol. A nossa modalidade tem um impacto social enorme e real e que pode ser ainda mais potenciado. Acreditamos que, de facto, as Fintas são Para Todos!"

Criada em 2015, a UEFA Foundation for Children promove ações de responsabilidade social. Garantia de acesso à prática desportiva para todos, desenvolvimento pessoal, igualdade de género, promoção de hábitos saudáveis, proteção ambiental e desenvolvimento de infraestruturas são algumas das principais áreas de intervenção que, ao longo de uma década, têm mudado a vida de milhares de crianças e jovens.