Um líder de "todos, todos, todos"
A Associação de Futebol de Braga lamenta profundamente a partida do Papa Francisco.
A Associação de Futebol de Braga lamenta profundamente a partida do Papa Francisco, um líder religioso que soube sair da Igreja para o mundo, abrindo-a a “todos,todos,todos”.
“O Papa Francisco tinha uma ligação antiga e emocional ao futebol. (…)
Na autobiografia publicada em janeiro, o Papa Francisco dedica um capítulo ao futebol, aborda as suas raízes italianas e recorda a relação entre os imigrantes italianos de Buenos Aires e a equipa do Torino, na altura de infância de Jorge Bergoglio uma das mais fortes do mundo.
“Como futebolista deixava muito a desejar, como adepto era indiscutível”, escreveu o Papa Francisco, para acrescentar o quanto se sentia feliz quando corria atrás de uma bola.
(…)
Falou da importância do jogo limpo na sociedade, da necessidade de espírito de equipa no mundo e até da fé como um desporto de grupo. Durante encontros com jovens, tem lembrado que, tal como no futebol, também na vida há derrotas, quedas e momentos difíceis. «O essencial é nunca jogar sozinho», referiu.
(…)
Francisco representou assim uma ponte entre a fé e a cultura popular. Manteve viva uma paixão que humanizou o cargo papal e o aproximou de milhões de fiéis que, como ele, também vibram com o futebol.
Fonte: maisfutebol