Mais e melhor futsal

Iniciamos esta época desportiva com o propósito de qualificar as nossas provas e de promover o futsal, na sua globalidade, no âmbito da AFB, de aumentar o número de atletas, de melhorar a relação entre os clubes, de gerar um clima de proximidade entre os nossos clubes e a AFB.
Começamos por fazer alterações nas competições para que haja mais equilíbrio nos campeonatos, se gere mais competitividade e as provas sejam mais atraentes para os clubes, atletas e espectadores. Esta foi uma das medidas muito bem acolhidas pelos clubes e por todos os intervenientes e amantes da modalidade.

Outra ação que iniciamos, para gerar mais proximidade aos clubes, ouvir as suas sugestões e até as suas queixas e apresentar as nossas sugestões e propostas foi a visita aos clubes. Uma ação que reputamos de muita importância para o desenvolvimento da modalidade e para o surgimento de mais clubes e, por consequência, de mais atletas. Ainda não visitamos todos mas pretendemos fazê-lo até final da época.
Temos a decorrer cursos de treinadores de futsal com um número de aderência nunca atingida; 40 e tais candidatos no primeiro nível e cerca de 25 no segundo nível. Pretendemos manter esta dinâmica de adesão nas próximas épocas.

Já no final da época passada começamos a fazer das finais de futsal uma festa, valorizando o espetáculo, tornando-o mais interessante e atrativo para todos. É uma ação que queremos continuar a desenvolver com as melhorias possíveis de forma a contagiar todos e gerar a cultura de festa/ espetáculo nas finais e em cada jogo das diversas competições.
Nas camadas jovens, sobretudo até aos iniciados, pretendemos que os clubes, sobretudo os treinadores e diretores desses escalões etários, promovam participação de todos os atletas, que todos possam jogar, independentemente de ser melhor ou ter menos jeito…Na próxima época vamos colocar essa medida em prática através de medida regulamentar. É uma medida que tem sido aplaudida pelos clubes que já visitamos. Todos estamos de acordo que, nestas idades, o importante é jogar, ter contacto com a bola e divertir-se com isso.

É do conhecimento de todos que estamos a realizar as provas de futsal em conjunto com a AFVC (associação de Futebol de Viana do Castelo), num campeonato interassociativo. O facto de termos poucas equipas e de Viana ainda ter menos motivou esta solução, há já alguns anos, permitindo que todos os clubes da AFVC e da AFB possam participar em provas regulares.
Na verdade, quanto ao número de clubes e praticantes de futsal, estamos abaixo daquilo que desejamos e queremos atingir proximamente. Contudo, como demonstram os números, temos clubes e atletas de qualidade na AFB: no Nacional temos 1 clube na terceira divisão (São Mateus), 4 clubes na segunda divisão (Nun’Álvares, Famalicão, Desportivo Jorge Antunes, Nogueiró Tenões) e um na primeira (SC Braga). No feminino temos duas equipas na segunda divisão nacional (Cdrc Tebosa e Futsal de Campo) e uma na primeira divisão (Nun’Álvares).

No futsal masculino o SC de Braga conquistou uma Taça de Portugal e uma Supertaça. No futsal feminino o Nun’Álvares conquistou uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga. Nas seleções distritais temos de realçar as diversas conquistas nos Torneios Interassociações, quer no futsal masculino, quer no futsal feminino. Um feito das seleções, fruto do trabalho dos selecionadores, mas, sobretudo, dos clubes e do trabalho que os clubes desenvolvem. Sem clubes não haveria associação, não haveria seleções. Os clubes são a essência da Associação e a eles quero deixar aqui o meu reconhecimento e gratidão pelo trabalho que fazem.

Podemos afirmar que qualidade existe; se conseguirmos mais quantidade de equipas e de atletas, possivelmente geraremos mais competitividade e, naturalmente, ainda mais qualidade.

Para tentarmos aumentar o número de atletas e de equipas, iniciamos, esta época, a realização de encontros de Petizes e Traquinas, um em cada mês. Até ao momento realizamos três encontros e o quarto terá lugar já no próximo domingo, dia 9. Tem sido motivador e, ao mesmo tempo, emocionante ver tantas crianças, meninos e meninas, a participar. São já mais de duzentas crianças inscritas e a participar. Cada encontro transforma-se numa grande festa do futsal, das famílias, das equipas… Só mesmo visto. Esta iniciativa tem o patrocínio da MKA e, por isso, o nome “MKA + FUTSAL” com o logotipo próprio muito a condizer com a importância do evento.

Pensamos com esta sensibilização trazer estas crianças para o futsal, através das suas equipas, aumentado assim, num futuro próximo, o número de atletas e de equipas participantes. Lançamos as sementes e esperamos que germinem.

Toda esta dinâmica se tornou possível com o reforço do Departamento de Futsal na AFB, com criação do cargo de “coordenador” do futsal, para podermos trabalhar esta modalidade com mais proximidade, mais atenção e dedicação. Ocupa esse cargo uma pessoa que vive futsal, que respira futsal e tem ideias, é empreendedor e não se poupa a trabalho e disponibilidade para lutar por “MAIS E MELHOR FUTSAL” na AFB – o João Macedo - a quem, de coração, agradeço o ter aceitado. É um privilégio poder trabalhar com os melhores.

José Amorim

Vice-Presidente da Associação de Futebol de Braga