“Sentinelas  de Saúde Mental" é o nome da nova iniciativa da FPF destinada a formar e capacitar clubes na área da Saúde Mental. 

Os objetivos do programa de responsabilidade social passam por dotar a comunidade do futenbol com os conhecimentos e ferramentas que, de forma precoce, possibilitem o desenvolvimento de ecossistemas seguros e programas de desenvolvimento de mecanismos de identificação rápida e intervenção imediata em situações de potencial risco

Neste sentido, a Federação Portuguesa de Futebol vai promover a literacia em saúde mental na vasta comunidade que os clubes de futebol representam; fomentar a participação dos clubes na elevação dos indicadores de saúde mental dos mais jovens; discutir critérios para a promoção de contextos de segurança em termos de saúde mental; e, igualmente, dotar os clubes da informação necessária para o despiste precoce de possíveis alterações em termos da saúde mental no seu seio.

No último ano, a FPF, em conjunto com as associações distritais e clubes, desenvolveu um estudo sobre saúde mental. Com base nos resultados desse estudo, vai lançar agora uma série de workshops online e presenciais que tem como objetivo sensibilizar para a importância do tema e oferecer ferramentas práticas para criação de um ambiente de apoio, com exemplos práticos e estudos de caso relevantes ao futebol.  

As ações de formação serão online e realizam-se duas vezes por dia e em dois dias da semana: todas as segundas-feiras, às 18h30 e às 20h00; e aos sábados, às 10h30 e às 12h00. Todas as sessões são iguais. 

São formações gratuitas em vários dias e vários momentos até ao final de 2024, cujo calendário pode ser consultado em Portugal Football School (fpf.pt)

As inscrições são aqui : Portugal Football School (fpf.pt)

Estas formações vão ter créditos UEFA e IPDJ.

Temos já a primeira sessão hoje às 18h30 como anunciado pela FPF. 

O projeto, com 12 meses de duração prevista, tem de o apoio do programa Hattrick Responsabilidade Social da UEFA e vai impactar, neste primeiro ano de arranque, 300 clubes portugueses.

A cordenação clínica do projeto será uma parceria da FPF com a Coordenação clinica do projeto,  parceria FPF com o GAPP - Grupo de Atuação em Psicologia & Performance, liderado por Ana Bispo Ramires.