"A Hora do Superquinas" reunida na Cidade do Futebol
Sessão de acompanhamento e análise com a equipa científica
A Cidade do Futebol acolheu, esta quarta-feira, uma reunião com a equipa científica do projeto "A Hora do Superquinas".
Este projeto da FPF, um dos vários que compõem o plano estratégico "Futebol 2030", consiste num projeto de Atividade Física e Desportiva nas Atividades de Enriquecimento Curricular, nas escolas do 1º ciclo do ensino básico. O principal objetivo é a promoção da atividade física e do desporto como elementos fundamentais para um estilo de vida saudável e dos valores positivos associados ao desporto, bem como, a sensibilização para temas chave como a nutrição e o sono.
Em declarações ao fpf.pt, o Professor Carlos Neto fez o balanço desta sessão de trabalho conjunta: "hoje fizemos um ponto de situação relativamente ao Superquinas. Devo considerar que o projeto está a ter o maior êxito a nível nacional, com projeção também ao nível internacional, o que também é muito interessante. Abordamos essencialmente aquilo que se passa hoje com as crianças nas escolas, neste tempo em que têm estas experiências lúdicas, desenvolvimento de competências motoras e tivemos também a aperfeiçoar o que poderemos melhorar no futuro".
O líder desta equipa científica exaltou as "várias estratégias de apoiar não só os professores que estão a dar essas sessões, como também a fazer o contacto com os agrupamentos de escolas e câmaras municipais e também a fazer uma avaliação no impacto que este programa tem no desenvolvimento das crianças, o seu grau de satisfação e a contribuição que tem para a saúde física, mental, social e emocional delas".
Por fim, Carlos Neto visa os objetivos do Superquinas: "este projeto tem esse objetivo nacional de colocar as crianças a gostarem de andar na escola, de se sentirem bem, de sentirem divertidas e com grande prazer, de sentirem o corpo de uma forma mais apropriada, para que no futuro possam fazer desporto adequadamente".
"A Hora do Superquinas" está já presente em 289 Municípios, 580 escolas, alcançando 35 000 crianças.