A Seleção Nacional feminina sub-17 continua os treinos de preparação em Guimarães, onde permanecerão durante a primeira fase de apuramento para o Campeonato Europeu. Depois do treino da manhã, a equipa das quinas foi à Escola Básica de Infantas, do Agrupamento Santos Simões, que recebe, este ano letivo, o projeto "A Hora dos Superquinas".

As atletas foram recebidas com entusiasmo pelas crianças com quem fizeram várias atividades físicas e lúdicas.

No final ainda houve tempo para fotografias, autógrafos e troca de presentes entre a FPF e a Escola.

A Hora dos SuperQuinas

A Associação de Futebol de Braga, em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), deu o pontapé de saída deste projeto no ano passado no concelho de Guimarães. Neste ano letivo, o projeto estende-se a todo o distrito e arrancou com a formação de professores no auditório da AFBRAGA (notícia aqui).

"A Hora dos Superquinas" tem como principal objetivo  a promoção da atividade física e do desporto como elementos fundamentais para um estilo de vida saudável e dos valores positivos associados ao desporto, bem como, a sensibilização para temas chave como a nutrição e o sono.

Inserido no plano estratégico "Futebol 2030", lançado pela FPF em abril de 2022, o projeto pretende desenvolver as competências motoras das crianças do 1º Ciclo, através de uma oferta de Atividade Física e Desportiva nas Atividades de Enriquecimento Curricular.

Além das formações aos docentes, a FPF vai disponibilizar dois kits de material a cada escola aderente (com bolas multiatividade, bolas de ténis, arcos, cordas, coletes, cones) e um manual digital no qual os professores poderão escolher uma de duas opções: lecionar as sessões propostas pela FPF ou criar as suas próprias sessões através de uma ferramenta desenvolvida especificamente para o efeito.