Foi apresentada, esta tarde, no Teatro Cinema de Fafe a 1ª Edição da COPAIBÉRICA FUTSAL FEMININO que será disputada nos próximos dias 2 e 3 de setembro, no Multiusos de Fafe, pelas equipas campeãs e vice-campeãs de futsal feminino de Portugal e Espanha. O evento é organizado pelo GCR Nun'Álvares com o apoio da AF BRAGA, do Município de Fafe e da AMAF. 

Estiveram presentes na Conferência de Imprensa Paula Nogueira, Vereadora do Desporto do Município de Fafe, Manuel Machado, Presidente da AFBraga, Arménio Pinho, Diretor da Federação Portuguesa de Futebol, Paulo Monteiro (Responsável pelo Departamento de Futsal do GCR Nun'Álvares) e Rita Martins (Team Manager do SL BENFICA). Manuel Blanco, Presidente do campeão espanhol BURELA FS, e Fabi, jogadora do CD Futsi Atlético Navalcarnero, estiveram presentes por videoconferência.

Paula Nogueira, Vereadora do Desporto do Município de Fafe destacou que “Este evento tem um enorme significado para Fafe. Felicito o departamento de futsal feminino do GCR Nun´Álvares pelo arrojo de ser pioneiro na organização desta Copa que une Portugal e Espanha em Fafe. Um evento como este contribui em muito para a notoriedade internacional do nosso concelho. O nosso objetivo é que esta prova fique geograficamente em Fafe. Se tivemos o arrojo de fazer o primeiro, queremos seguir de perto o seu crescimento e evolução. O local de encontro das estrelas de Portugal e Espanha, o Multiusos de Fafe, está a ser preparado durante este mês de agosto para receber bem como sempre vos habituamos". Para Paula Nogueira, esta jornada extra será uma festa do futsal feminino. A vereadora referiu ainda que "queremos e precisamos envolver mais mulheres na prática desportiva mas também no dirigismo. Mais mulheres na competição e na organização. Estes eventos são fator de atração. É um orgulho para Fafe sermos conhecidos por uma terra de futsal com tanto orgulho no percurso dos nossos clubes, destacando aqui o futsal feminino” 

Manuel Machado, Presidente da AFBRAGA, afirmou que "O GCR Nun’Álvares é o maior baluarte de futsal feminino da AFBRAGA. Temos muito orgulho nas suas conquistas e mais uma vez demonstra a sua coragem ao organizar esta COPAIBÉRICA que celebra o futsal feminino. Temos que continuar a apostar no desporto no feminino. Temos que continuar a apoiar o seu crescimento procurando uma efetiva igualdade de género no acesso não só à prática desportiva, mas também aos lugares de direção. Em setembro, em Fafe, teremos grandes estrelas do futsal europeu! Devemos aproveitar esta oportunidade para atrair mais meninas para esta modalidade"

Arménio Pinho, Diretor da Federação Portuguesa de Futebol, reiterou a importância deste evento para a promoção do futsal feminino “Acreditamos que estes eventos são fundamentais para apoiar o desporto no feminino. A campanha da nossa Seleção Feminina no Mundial trará mais meninas para o futebol feminino. Esta COPAIBÉRICA trará mais meninas para o futsal feminino.  Hoje temos mais de 15000 meninas a jogar futebol e futsal. Em 2030, queremos ter 75000. Temos 200 000 no masculino, queremos chegar aos 400 000. Portugal é líder na inatividade física. Temos que contrariar isso. Todos os eventos, iniciativas e projetos que contribuam para a promoção da atividade física são bem-vindos. Esta COPAIBÉRICA será um grande momento de celebração do futsal feminino e de promoção do desporto em geral unindo os dois países durante dois dias" 

Manuel Blanco, Presidente do Burela FS, mostrou-se entusiasmado com a prova “Estamos muito orgulhosos de participar nesta primeira COPAIBÉRICA. Este evento é de grande importância para a promoção do futsal feminino. Estarão a jogar algumas das melhores atletas do mundo da modalidade. Será certamente um grande espetáculo! Obrigado ao Nun’Álvares por organizar este evento!” 

Fabi, jogadora do CD Futsi Atlético Navalcarnero, referiu que evento deve ser usado para chamar a atenção da UEFA para o futsal feminino e não teve dúvidas em afirmar que “as maiores potências de futsal feminino do mundo são Portugal e Espanha. Estarão em Fafe as melhores. Estamos muito entusiasmadas por fazer parte deste evento que promete ser grandioso”.  

Rita Martins, Team Manager do Sport Lisboa e Benfica SLB, começou por felicitar a organização. “Parabéns ao Nun’Álvares pela ousadia de organizar esta COPAIBÉRICA. Reconhecemos a dificuldade de organizar um evento desta dimensão. É uma honra para o SLBENFICA aceitar o convite e fazer parte deste evento. Queremos mostrar à UEFA que uma UEFA Futsal CUP feminina é possível e necessária. Já existe um campeonato da Europa, mas não chega.” 

Paulo Monteiro, responsável pelo futsal do GCR Nun’Álvares e grande mentor desta COPAIBÉRICA,  foi o último a intervir reforçando a importância deste encontro ibérico “No feminino também é possível ter competições europeias. Havia um sonho mas afinal o sonho não era só do Nun’Álvares. Os três clubes convidados responderam logo positivamente e com entusiasmo. Esse entusiasmo motivou-nos e motiva-nos! E vamos fazer algo único que marcará a história do futsal em Fafe e na Península Ibérica” 

1ª COPAIBÉRICA de Futsal Feminino será disputada entre 4 clubes num sistema de duas jornadas, com o seguinte calendário competitivo: 

2 de setembro (sábado) 

16h00 – SL Benfica vs Burela FS

18h30 – GCR Nun´Álvares vs Atlético Navalcarnero 

3 de setembro (domingo) 

16h00 - SL Benfica vs Atlético Navalcarnero 

18h30 - GCR Nun´Álvares vs Burela FS