A 27.ª edição do Torneio Interassociações Lopes da Silva teve a sua apresentação na tarde desta quinta-feira no auditório da sede da Associação de Futebol da Guarda.

A emblemática competição de futebol de formação português terá lugar entre os dias 18 e 24 de junho nos distritos da Guarda e Castelo Branco, numa organização da FPF, com a colaboração das duas associações distritais de futebol. Participam os melhores jogadores de Sub-14 das 22 associações do país, num total de 440, que vão disputar 66 jogos em sete estádios: Estádio Municipal de Celorico da Beira, Estádio Municipal de Fornos de Algodres, Estádio Municipal da Guarda, Complexo Desportivo da Covilhã, Estádio Municipal de Belmonte, Complexo Desportivo da Estação e Estádio Municipal José Santos Pinto (Covilhã).

Na cerimónia de apresentação marcou presença o presidente da FPF, Fernando Gomes, mas igualmente o presidente da AF Guarda, Amadeu Poço, e o presidente da AF Castelo Branco, Manuel Candeias, além do presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, e do vereador do Desporto da Câmara Municipal da Covilhã, José Miguel Oliveira, entre outros.

 O presidente da FPF, Fernando Gomes, começou por dizer que este torneio "oferecerá mais uma vez a centenas de jovens a oportunidade de mostrarem as suas qualidades em competição e servirá de palco para um convívio inesquecível entre futebolistas de todo o país, numa grande festa do futebol juvenil". Depois, destacou a importância desta competição: "O Torneio Lopes da Silva continuará igualmente a demonstrar toda a sua importância desportiva, servindo de base de trabalho fundamental para os Treinadores Nacionais elaborarem as convocatórias da Seleção Nacional de Sub-15, primeiro espaço competitivo das equipas masculinas da FPF".

Fernando Gomes deixou ainda uma palavra de apreço aos jogaodres que vão participar, mas também aos municípios envolvidos, não deixando de realçar o facto de serem duas associações a receber a competição: "A realização do torneio nos distritos de Castelo Branco e Guarda, numa parceria entre duas grandes associações do interior, dará igualmente seguimento  a uma política de descentralização da Federação Portuguesa de Futebol. A realização de grandes eventos desportivos fora dos grandes centros urbanos é hoje uma realidade concreta da vida da FPF e a nossa contribuição para um desenvolvimento desportivo e económico mais simétrico e mais justo".

?