Portugal já tem o passaporte e o carimbo oficial para disputar o Mundial Feminino, depois de vencer os Camarões por 2-1 nesta quarta-feira, na Final do Playoff intercontinental que decorreu em Hamilton, na  Nova Zelândia. 

Numa partida em que Diana Gomes marcou na primeira parte e Carole fatura no final da segunda, na transformação de uma grande penalidade, a Equipa das Quinas dominou quase sempre as operações e mostrou-se competente para alcançar o objetivo final.

VEJA AQUI A FICHA DE JOGO

A primeira ameaça lusa chegou aos três minutos, num remate de Kika Nazareth ao poste, a justificar a entrada intensa e veloz da armada lusa, que se colocou ao ataque logo nos instantes iniciais da partida.

Já o golo chegou com naturalidade aos 22 minutos, num remate certeiro da central Diana Gomes, após novo tiro de Kika Nazareth aos ferros, desta feita na sequência de um livre.

No segundo tempo, Portugal voltou a criar mais oportunidades que as camaronesas e Andreia Norton esteve muito perto de marcar, disparando um 'míssil' à barra, a mais de 30 metros da baliza. Mas a euqipa lusa só viria a marcar novamente no final da partida, já depois de ter visto os Camarões a empataremo jogo aos 89 minutos. 

Após uma falta dura sobre Andreia Jacinto na área, Carole foi chamada para converter um penálti e fê-lo com êxito.

Com o triunfo desta quarta-feira, Portugal fez história e vai juntar-se no Grupo E do Mundial aos Países Baixos (jogo em 23 de julho), vice-campeões no último Campeonato do Mundo, Vietname (27 de julho) e os campeões Estados Unidos (01 de agosto).

Manuel Machado, Presidente da AFBRAGA, enviou já uma mensagem de felicitações a Fernando Gomes e a toda a estrutura federativa responsável pelo futebol feminino “Parabéns Senhor Presidente, Caro Amigo Fernando Gomes, por mais um Dia Histórico para o Futebol Português, especialmente para o futebol Feminino. Estamos no Campeonato do Mundo, pela primeira vez, um feito só possível pela Competência, Visão Estratégica e Planeamento de Vossa Excelência! Este dia contribui de forma decisiva para o crescimento do Futebol Feminino em Portugal! Parabéns às grandes Navegadoras e a toda a Estrutura que as acompanha!“

A fase final do Mundial vai realizar-se na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.