Eleito pela FIFA o jogador do Século XX, Pelé foi tricampeão mundial pelo Brasil (1958, 1962 e 1970) e assinou 77 golos nos 82 jogos que realizou pela Seleção do Brasil. A nível de clubes, brilhou com a camisola do Santos e do New York Cosmos.

Foi, também, ministro do Desporto no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998.:

"O nome Pelé confunde-se com o futebol. Ele é talvez a maior referência e, simultaneamente, o maior símbolo da história da modalidade. Mas não só. Pelé é um ícone do desporto mundial. Entre os mais de mil golos que marcou e os muitos títulos que conquistou pelo Santos, pelo Cosmos  e pela Seleção do Brasil, Pelé foi considerado o Melhor Jogador do século para a FIFA e atleta do século para o Comité Olímpico Internacional", refere Fernando Gomes, Presidente da FPF, na sua mensagem oficial.

Pelé é seguramente uma das personalidades mais consensuais de sempre. Por isso, o mundo inteiro chora a sua morte. 

Pelé foi um génio puro, um fenómeno, um atleta de eleição e um apaixonado pela bola que desde a década de 50 contribuiu de forma decisiva para a popularidade do futebol.
Não tenhamos dúvidas: se o futebol atingiu a dimensão universal que hoje tem, muito o deve a Edson Arantes do Nascimento

Em nome de todos os adeptos do futebol: Obrigado, Pelé!