Disputou-se na noite de ontem no Pavilhão do CR Candoso, em Guimarães, a final da Taça Centenário de Futsal. ADC Nogueiró e Tenões e GCR Nun'Álvares foram os finalistas da prova que fecha as comemorações do Centenário da Associação de Futebol de Braga.

O jogo começou com alguma tensão. As duas equipas mostraram-se determinadas a vencer o troféu histórico desde o primeiro segundo.

O marcador foi inaugurado pelo Nogueiró e Tenões, aos 7 minutos, com golo de Diogo Lima, que acabaria por chegar ao segundo golo, aos 14 minutos por André Machado, ainda sem resposta do adversário. O Nun’Álvares reduziria pouco depois, aos 15minutos, a desvantagem com golo de Paulo Mendes, mas rapidamente surgiu o terceiro golo do Nogueiró e Tenões pelo pé de Alberto Fernandes. Ao intervalo, o marcador mostrava 3x1 com vantagem da formação bracarense.

No segundo tempo, o GCR Nun’Álvares entrou decidido a dar a volta ao resultado e em poucos minutos marcou dois golos, aos 6minutos por Igor Nascimento e aos 8 minutos por Ricardo Junior, empatando a partida.

O Nogueiró e Tenões não se deixou ficar e menos de 1 minuto depois do golo do empate marcou o quarto golo, por Zé Rui, para euforia dos adeptos na bancada. O quinto golo da formação de Braga surgiu aos 11 minutos por Diogo Lima.

Faltavam 3:38 para o fim quando Rafa Lopes marcou o quarto golo para o Nun’Álvares na conversão de um livre direto resultante da sexta falta do Nogueiró e Tenões.

O sexto do Nogueiró Tenões surgiu poucos segundos depois na marcação de uma grande penalidade por André Machado. Zé Rui marcaria o sétimo golo a faltarem 2:34 para o final.

Pedro Sousa, Vice-Presidente Substituto, presente na final destacou que "Esta é uma das primeiras vezes, senão a primeira, em que uma prova foi desenhada pelos clubes, de forma muito participada e com real entusiasmo. Esta prova é o selo final na programação das comemorações do centenário e ficará para sempre. Dou os parabéns ao vencedor ADC Nogueiró Tenões e ao finalista Nun’Álvares por uma final de emoções fortes que mostrou de forma inequívoca a vitalidade do nosso futsal."

A partida foi transmitida pela Rádio Inquieta em direto na página oficial de facebook da AF Braga com o patrocínio da BioSteel.