A Associação de Futebol de Braga assinou um contrato para a criação de uma Comunidade de Energia com a Cleanwatts, empresa pioneira em Comunidades de Energia Renovável (CER) em Portugal. Esta CER terá uma central fotovoltaica de 30 kW, com cerca de 60 painéis solares instalados nos telhados da sede da AF Braga, e permitirá apoiar cerca de duas dezenas de famílias carenciadas da comunidade. Para além disso, este projeto, com forte impacto ambiental, aumentará a neutralidade carbónica da instituição, assegurando também a sua independência energética. A instalação da central fotovoltaica não implicará qualquer investimento para a Associação, sendo este assumido, na totalidade, pela Cleanwatts. Esta CER é resultado da parceria entre a Cleanwatts, AF Braga e ICEWATT, empresa virada para a estratégia associada às energias renováveis, com grande experiência nas áreas do desporto e do sector Social.

Esta CER, que vai permitir um desconto médio de cerca de 50% face à tarifa estimada para a energia da rede, vai possibilitar, também, a independência energética da Associação: cerca de metade da energia consumida passa a ser proveniente da Central Solar (autoconsumo). Para além disso, com a criação desta Comunidade de Energia a AF Braga torna-se climate-positive, gerando mais 39% de energia verde do que consome e evitando 12 toneladas equivalentes de CO2 por ano.

José Basílio Simões, Vice-Chairman e Co-Fundador da Cleanwatts, afirma que é “uma satisfação poder criar uma Comunidade de Energia com a Associação de Futebol de Braga, uma associação centenária, responsável pela organização dos Campeonatos Distritais de futebol de Braga”. O responsável frisa, ainda, que “sendo a AF Braga uma associação desportiva conhecida, também, pelo seu trabalho e pelas suas iniciativas solidárias, dentro da comunidade, está totalmente alinhada com o perfil de parceiro que a Cleanwatts procura para desenvolver Comunidades de Energia, pois estas têm também uma forte componente solidária, no apoio a famílias carenciadas e no combate à pobreza energética”.

Recorde-se que, através da Comunidade de Energia da AF Braga, a associação apoiará cerca de 20 famílias carenciadas da comunidade, que beneficiarão de uma tarifa social comunitária cerca de 30% inferior às atuais tarifas de mercado.

Manuel Machado, Presidente da AF Braga, também mostrou “grande satisfação” com a parceria agora anunciada. “A Associação de Futebol de Braga organiza mais de 500 jogos de futebol e futsal por semana, mas hoje a nossa ação já ultrapassa em muito o limite das quatro linhas. A sustentabilidade energética e ambiental são uma preocupação e esta parceria é a primeira de outras, que anunciaremos em breve, que visam não só nos tornarmos climate-positive, mas também ajudar os nossos clubes a serem mais sustentáveis e a diminuírem a sua pegada ecológica”, frisou o responsável, acrescentando: “Esta parceria tem ainda a enorme vantagem de permitir a redução de custos com a energia a todos os associados e às comunidades que estes atendam com os seus serviços. Estas vantagens financeiras imediatas ganham especial importância no contexto que vivemos, com o aumento vertiginoso dos preços da energia”.

José Basílio Simões recordou, ainda, que “a Cleanwatts tem vindo a trabalhar com clubes e associações desportivas, um pouco por todo o país, e temos em curso a criação de várias Comunidades de Energia em estádios de importantes clubes portugueses, para além da AF Braga, que são projetos muito especiais”. Para o responsável, “há espaço para as Comunidades de Energia no universo desportivo, em Portugal, e esse é um espaço que a Cleanwatts quer trabalhar”.