A Federação Portuguesa de Futebol apresentou, no Auditório da Associação de Futebol de Braga, às autarquias do distrito, o plano estratégico 'Futebol 2030' cujos principais objetivos são aumentar o número de praticantes de futebol, futsal e futebol de praia, aumentar o consumo de futebol e melhorar a sua organização.

A FPF pretende alcançar a marca dos 400 mil praticantes até ao final da década, com um aumento significativo no feminino, que, atualmente, conta apenas com 6% do total dos federados, e, ainda, que o futebol seja o maior instrumento de promoção de Portugal no mundo. O Futebol deverá ser capaz de se relacionar com todos os portugueses, criando oferta desportiva, educacional e social adequada a todas as idades e géneros; ser o principal promotor da igualdade e da integridade na sociedade; ser exemplo de sustentabilidade e o maior formador de referência de jogadores, treinadores, árbitros e outros agentes.

Reconhecendo a importância dos municípios para o crescimento estratégico da modalidade em Portugal, a FPF tem promovido reuniões de trabalho em todo o país para apresentar a sua visão e objetivos para os próximos 8 anos.

A relação de cooperação entre a AFB e todos os executivos municipais do distrito tem sido extremamente profícua e, por isso, a resposta ao convite para esta reunião foi muito positiva. Marcaram presença no auditório da Associação Vítor Ribeiro, Vereador do Desporto do Município de Amares, Sameiro Araújo, Vereadora do Desporto do Município de Braga, Francisco Freitas, assessor da Vereadora do Desporto de Cabeceiras de Basto, Maria José Marinho, Vereadora do Desporto do Município de Celorico de Basto, Rui Losa, Vereador do Desporto do Município de Esposende, Pedro Oliveira, Vereador do Desporto do Município de Famalicão, Nelson Felgueiras, Vereador do Desporto do Município de Guimarães, Nuno Rodrigues, técnico de desporto do Município de Vieira do Minho, Adelino Machado, técnico de desporto do Município de Vila Verde, e Agostinha Freitas, Vereadora da Educação do Município de Vizela.

Com a muito forte possibilidade de Portugal conquistar, em conjunto com a Espanha, a organização do Mundial 2030 no horizonte, Arménio Pinho, Diretor da FPF, acompanhado por Pedro Boal, assessor do programa “Futebol 2030”, apresentou os cinco pilares estratégicos deste plano - “Infância e Crescimento”, “Futebol para Todos e Todas”, “Qualidade do Jogo”, “Envolvimento” e “Sustentabilidade do Sistema” e os programas de transformação e evolução previstos para cada pilar.

Para atingir os objetivos do Pilar Infância e Crescimento estão previstos os projetos “ATL do futebol/futsal”, “Futebol para a saúde”, “Joga Aqui”, “Bola na escola” e “Sempre aqui”. O programa “Joga Aqui” foi bastante debatido pois pretende criar novos espac¸os para jogar futebol em todo o território nacional e otimizar a gesta~o das infraestruturas existentes sendo fundamental o apoio dos municípios para alcançar estes objetivos.

O pilar Futebol para todos e todas tem o seu foco na generalização da prática de desportos de bola em toda a sociedade civil, pretendendo, ao mesmo tempo, criar um clima de estabilização no futebol nacional através de promoção de comportamentos de boa conduta. 

Para melhorar a Qualidade do Jogo, a FPF pretende implementar um conjunto de iniciativas que visam conseguir aumentar o tempo útil de jogo para um valor superior a 60% (a média do futebol europeu) e melhorar os rankings das seleções nacionais (futebol masculino, futebol feminino, futsal masculino e futsal feminino) na FIFA e UEFA.

No pilar “Envolvimento”, o foco é a internacionalização do futebol e futsal nacionais, a criação de um elo de ligação entre novas tecnologias e o futebol (por exemplo, eFootball) e, por fim, a dinamização de clubes fora dos grandes centros urbanos.

Fora da componente desportiva, a sustentabilidade é também um assunto de grande destaque no plano estratégico da Federação Portuguesa de Futebol. Com uma visão virada para o ambiente e no reforço em apoios dados aos clubes, a FPF pretende criar um Centro de excelência focado no desenvolvimento de servic¸os de inovac¸a~o, sau´de e formac¸a~o com vista a incentivar a criac¸a~o de novos ativos para o futebol; promover o Futebol Green e criar um Centro de serviços aos clubes centralizando operac¸o~es e servic¸os de apoio aos clubes com vista a garantir um maior acesso a recursos financeiros, sau´de, gesta~o e tecnologia.

Manuel Machado, presidente da Associação de Futebol de Braga, considerou o programa auspicioso, enalteceu o trabalho que tem sido desenvolvido no distrito em cooperação com as autarquias com vista ao crescimento do número de atletas e à melhoria da prática desportiva e reiterou o compromisso da Associação que preside com os objetivos e visão da FPF e implementação deste Plano Estratégico.