A segunda edição da iniciativa “Árbitro na Escola” realizou-se hoje na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso com o árbitro de futsal João Sinval.

Sou pai, tenho a minha esposa, os meus pais, a minha família. E sou árbitro. Um árbitro é um gestor de emoções, tem que saber gerir as emoções dos atletas, do banco, das bancadas” começou por dizer João Sinval.

Na plateia estiveram três turmas do ensino profissional dos cursos técnicos de Gestão de Equipamentos Informáticos e Multimédia.

João Sinval falou do seu percurso até chegar à elite nacional da arbitragem do futsal e da rotina semanal. “A minha semana começa como a vossa à segunda-feira. Acordo às 5h30 para treinar, treino quatro vezes por semana, às 8h30 estou a trabalhar como gestor de recursos humanos. Vejo todos os jogos que faço para perceber onde errei, o que fiz bem, o que posso melhorar”.

João Sinval recebe as nomeações à quarta-feira e depois de saber o jogo que vai arbitrar começa a preparar a partida. “Estudo as equipas, os atletas e equipas técnicas, falo com os árbitros que arbitraram as equipas que vou arbitrar para perceber se há algo negativo ou positivo a ter em conta”.

O Árbitro é avaliado através de testes sobre leis de jogo, provas físicas, observação de jogos. “No futsal somos os melhores do mundo. A arbitragem tem que acompanhar essa qualidade, a avaliação é fundamental.”

Os árbitros estão cada vez melhor preparados e têm hoje mais visibilidade “As associações distritais e a federação portuguesa de futebol promovem cursos que permitem evoluir. Eu invisto muito na minha formação. É importante dar à arbitragem uma imagem positiva e assertiva”.

Quando questionado sobre como gere os erros na arbitragem, Sinval respondeu de forma clara “Se no final do jogo as equipas estão desagradadas, alguma coisa não correu bem. Analiso muito os jogos para melhorar a minha performance. É preciso antecipar, prever problemas. Prefiro prevenir do que punir. O erro pode sempre acontecer mas trabalho muito para o evitar” Quanto a tomadas de decisão “Há 17 leis de jogo mas há uma 18ª, o bom senso. É preciso usar o bom senso na tomada de decisões”.

Para finalizar, João Sinval deixo um desafio aos alunos da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso “Experimentem. Façam o curso. Ficam com uma ferramenta que vos pode levar a fazer parte da modalidade junto dos atletas que admiram. A arbitragem é apaixonante! Experimentem!”