Realizou-se, esta manhã, na Sede da AF Braga, a Sessão Solene de Abertura das Comemorações do Centenário da AF Braga. A cerimónia contou com a presença de Fernando Gomes, Presidente da FPF, Vítor Dias, Diretor Regional do IPDJ, presidentes de Câmara e Vereadores do desporto dos 14 concelhos do distrito, Coronel Henriques, Comandante do Regimento de Cavalaria nº 6, Nuno Machado, Comandante dos Bombeiros Sapadores de Braga, Pedro Ribeiro, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Braga, representantes dos clubes filiados, órgãos sociais da associação e colaboradores.

A Sessão Solene começou com o hastear das bandeiras de Portugal e do Centenário da AF Braga, ao som do hino nacional, pelas mãos de Fernando Gomes, presidente da FPF, e Manuel Machado, presidente da AFB. 

No auditório, José Alves Pinto, Presidente da Mesa da Assembleia Geral e da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário, abriu oficialmente a sessão. Na sua intervenção, enalteceu a história da Associação de Futebol de Braga e a importância de conitnuar a pugnar, nos anos vindouros, pela verdade desportiva, pelos valores maiores do desporto e pela simplicidade e alegria do jogo em si, da bola no pé. 

Margarida Direito, Diretora de Comunicação e Marketing da AF Braga, enquanto membro da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário, apresentou a identidade gráfica desenvolvida para a efeméride pelas designers Letícia Magalhães e Andreia Rosa, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, sob a orientação do Professor, também ele designer, Nuno Martins. Os 100 anos da AF Braga aparecem envolvidos pela identidade do distrito de Braga. Um distrito que se estende do mar à montanha, com castelos, torres de menagem e cruzeiros, onde se respira portugalidade, com tradições seculares ligadas ao sagrado e ao profano. Apresentou ainda, na sua intervenção, o programa de atividades, desenhado para assinalar e celebrar os primeiros cem anos da Associação de Futebol de Braga, que se estenderá de março a novembro de 2022, com atividades de âmbito desportivo, cultural, social e lúdico, nos catorze concelhos do distrito de Braga. "De março a novembro, vamos partilhar memórias para criar novas memórias, abrindo portas ao futuro onde, esperamos, cada vez mais meninos e meninas tenham a oportunidade de jogar futebol e futsal", concluiu.

O programa pode ser consultado aqui.

Sameiro Araújo, Vice-Presidente e Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga, enalteceu a relação profícua da AF Braga com os municípios e reconheceu a importância deste trabalho conjunto para o crescimento desportivo em prol do desenvolvimento social e humano das crianças e jovens. Sameiro Araújo deixou ainda um desafio para um crescente apoio ao futebol feminino para que mais mulheres encontrem lugar no mundo do desporto em geral e do futebol em particular. 

Vítor Dias, Diretor Regional do IPDJ, elogiou a Associação de Futebol de Braga, terceira maior do país, com uma extraordinária representatividade a nível nacional, "Seis clubes na Liga Portugal, clubes em todas as competições nacionais de seniores masculinos e femininos, de futebol, de futsal e futebol de praia e, ainda, clubes em todas as competições nacionais dos escalões de formação. Aos cem anos a AF Braga tem uma vitalidade que merece o nosso maior reconhecimento!"

Manuel Machado, Presidente da AF Braga, iniciou a sua intervenção afirmando "Esta sessão solene é também um momento para homenagear a memória dos fundadores e de todos os dirigentes, atletas, técnicos, árbitros, funcionários e outros colaboradores que já partiram, que projetaram e contribuíram, de forma decisiva, para a grandeza desportiva e social da Associação de Futebol de Braga". Seguiu agradecendo e reconhecendo o trabalho, dedicação, competência e empenho dos órgãos sociais da associação, dos clubes filiados e dos colaboradores da AF Braga, e mostrou-se orgulhoso pelos feitos e conquistas dos Clubes que a Associação representa "O mérito destas conquistas e feitos é, em absoluto, dos nossos clubes; da estratégia, competência, decisão e visão dos seus presidentes e estruturas, da capacidade e competência dos seus atletas e técnicos, e, obviamente, do apoio bairrista e incondicional dos seus sócios e adeptos que alimentam a paixão pelo nosso Futebol".

Fernando Gmes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, elogiou o trabalho da Associação de Futebol de Braga "braço armado da FPF no distrito, fazendo a diferença no dia a dia de milhares de jovensA Associação de Futebol de Braga tem construído a sua história com o contributo dos seus Clubes que tanto a têm prestigado. Com um passado memorável, um presente construído e um futuro inspirador, a Associação de Futebol de Braga continuará a ser um instrumento fundamental no desenvolvimento e progressão do futebol distrital e nacional. Na pessoa do seu Presidente, caro amigo Manuel Machado, quero nesta hora homenagear todos os clubes, atletas, dirigentes, treinadores, árbitros, colaboradores, e todos aqueles que ao longo destes cem anos têm contribuído para que esta história seja magnífica e de elevação do futebol português."