O Município de Braga distinguiu a árbitra internacional Andreia Sousa com o primeiro troféu ‘Igualdade de Género no Desporto’, numa sessão que decorreu esta Segunda-feira, 8 de Março, no Salão Nobre do Concelho. A cerimónia, contou com a presença de Ricardo Rio presidente da Câmara Municipal de Braga, a vice-presidente Sameiro Araújo, e Cunha Antunes, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Braga.

Durante a homenagem, Sameiro Araújo lembrou o trabalho desenvolvido nos últimos anos na integração e capacitação das mulheres na vertente desportiva. “O trabalho desenvolvido pelo Município de Braga tem sido inexcedível no que diz respeito à utilização de boas práticas na integração da dimensão da igualdade de género, decorrentes das actividades promovidas pela Divisão do Desporto. Trabalhamos diariamente para que todas as mulheres se sintam integradas e apoiadas em todas as áreas, nomeadamente no Desporto”, explicou.

Por seu turno, Ricardo Rio sublinhou que este é o primeiro ano em que o prémio é entregue e acaba por ser o “reconhecimento” de um trabalho em equipa, envolvendo toda a comunidade. “Este é um prémio não só da Andreia Sousa, mas de todas as mulheres Bracarenses que se dedicam ao seu trabalho e que conseguem, além de tudo o resto, serem desportista reconhecidas”, enalteceu o Autarca.

Andreia Sousa iniciou a sua carreira como árbitra de futebol, na época 2006/2007, no qual integrou os quadros da Associação de Futebol de Braga como árbitra estagiária. Na época 2011/2012 ascendia ao quadro feminino da FPF onde realizou vários jogos dos campeonatos femininos. Na época 2013/2014 ascendeu ao quadro masculino de Árbitros de Elite da AFBraga, no qual teve a possibilidade de arbitrar vários jogos da categoria mais elevada masculina (Pro Nacional) da AFBraga. 

No ano de 2016 conseguiu alcançar o maior sonho, ao ser indicada como Árbitra Assistente Internacional FIFA onde, ao pertencer ao quadro FIFA, teve a oportunidade de realizar vários jogos da Liga dos Campeões Feminina, torneios internacionais sub17 e sub19 femininos, bem como jogos amigáveis de selecções. Durante todas essas épocas, esteve também presente em várias finais e jogos decisivos do campeonato feminino da FPF. 

Em 2017 foi mãe pela primeira vez, pelo que teve de suspender a sua actividade na arbitragem durante alguns meses, no entanto voltou ao activo após concluir com sucesso as provas físicas e escritas. Durante a época 2019/2020, o Conselho de Arbitragem da FPF, permitiu que as árbitras FIFA estivessem presentes em alguns jogos das competições masculinas, nomeadamente no Campeonato de Portugal. Já nesta época 2020/2021 teve outro marco muito importante na sua carreira, no qual o Conselho de Arbitragem integrou as Árbitras Assistentes FIFA nos quadros masculinos AAC2, permitindo assim a realização de jogos como Árbitras Assistentes na 2ª Liga (Liga Portugal Sabseg). 

Neste ano de 2021 sendo mãe pela segunda vez, esteve com a sua minha actividade em suspenso, tendo retomado agora os treinos de forma a voltar ao activo o mais rapidamente possível. 

“Com este prémio pretendemos que, em Braga, todas as mulheres tenham conjunturas para tomarem opções na sua vida pessoal e profissional, sem opressões fundamentados em estereótipos de género, e que as mesmas, na sua participação colectiva na sociedade, tenham o mesmo nível de decisão e de reconhecimento”, concluiu Ricardo Rio.