Portugal apurou-se pela segunda vez para a final da UEFA Nations League, depois de vencer a Alemanha por 2-1, esta quarta-feira, na Allianz Arena, em Munique. Francisco Conceição, com um golo monumental, e Cristiano Ronaldo marcaram no triunfo dos portugueses, que chegaram a estar alguns minutos em desvantagem.

Na final, agendada para as 20h00 de domingo, em Munique, Portugal vai encontrar o vencedor da outra meia-final, a disputar esta quinta-feira entre a Espanha, detentora do título, e a França, vencedora da edição de 2020/21.

Os germânicos vão discutir o terceiro lugar com a equipa que perder esta quinta-feira, em jogo agendado para as 14h00 do mesmo dia, mas a ter lugar em Estugarda.

Primeira parte sem golos
Num jogo que arrancou com dez minutos de atraso, devido a uma forte queda de granizo durante o aquecimento das equipas, Portugal e Alemanha chegaram ao intervalo sem golos, apesar de terem construído boas oportunidades na primeira parte.

Os alemães ameaçaram primeiro, com um remate de Goretzka aos quatro minutos, mas, logo depois, Pedro Neto serviu Cristiano Ronaldo, com o capitão a rematar para defesa de Ter Stegen.

VEJA AQUI A FICHA DE JOGO E AS PRINCIPAIS INCIDÊNCIAS

RELATÓRIO ESTATÍSTICO DO JOGO

Aos 11 minutos, Pedro Neto esteve muito perto de marcar. O jogador do Chelsea foi ao meio-campo buscar a bola e atirou ao lado da baliza do alemães, já à entrada da área. A resposta germânica chegou dez minutos depois, mas Diogo Costa travou o remate de Woltmade com uma defesa vistosa.

Reviravolta lusa conduzida por Conceição e Ronaldo
Já no segundo tempo, aos 48 minutos, os alemães colocaram-se na frente do marcador, num cabeceamento de Wirtz, e Roberto Martínez fez as primeiras mexidas na equipa portuguesa.

As substituições operadas pelo Selecionador Nacional surtiram efeito, já que Francisco Conceição saltou do banco para mudar a história do jogo. O extremo da Juventus repôs a igualdade aos 63 minutos, num remate em jeito que arrancou muitos aplausos nas bancadas. Fê-lo com o pé esquerdo, à entrada da área, depois de acelerar da direita para o meio e de tirar Gosens da frente.

Cinco minutos depois, Cristiano Ronaldo confirmou a reviravolta e justificou a superiodade de Portugal na segunda parte. O capitão luso deu a melhor sequência a uma boa jogada de Nuno Mendes. 

Resultado histórico
Com este resultado, Portugal fez hoje história, ultrapassando a Alemanha pela primeira vez em 25 anos, e em 40 em solo germânico.