Vieira SC ergue a Taça AFBRAGA
Após vitória por 1x0 frente ao Santa Maria FC
11 junho 2024
Taça AF Braga
Foi com um grande ambiente em Vizela (quase cinco mil adeptos) que se encerrou a temporada 2023/24 no futebol distrital bracarense. Como sempre, a final da Taça AF Braga fez baixar o pano sobre a temporada, com Vieira SC e Santa Maria FC a discutirem a conquista do tão ansiado troféu. Os vieirenses, que não festejavam um título desde 2013, procuravam juntar a sétima réplica do troféu ao seu museu, enquanto os barcelenses mantinham a esperança de repetirem os festejos de há um ano, em busca da quinta taça do historial.
Como habitualmente, as finais decidem-se nos pormenores. Assim foi. Num canto, Didas agarrou Bruninho dentro da área do Santa Maria, com o árbitro bem próximo da jogada e a assinalar, de imediato, penálti para o Vieira. Chamado a converter, Luís Vaz não perdoou, atirando de forma tensa. Tiago ainda adivinhou o lado e chegou a tocar na bola, ainda que de forma insuficiente para travar aquele que viria a ser o único e decisivo golo desta final.
Foi um final de tarde de emoções fortes em Vizela, sobretudo para Roger Bastos, que conduziu o Vieira SC à conquista da sua sétima Taça AF Braga, a segunda sob a liderança do técnico de 47 anos.
“São anos de luta, de quem, a nível directivo, ambicionava a conquista de um título. Quando viemos para cá, há meia dúzia de anos, prometemos que iríamos ser nós a ganhar um título para este clube, para esta direcção e para estes adeptos”.