Presidente da FPF em Guimarães para alargar implementação do SuperQuinas
Fernando Gomes, Domingos Bragança e Manuel Machado assinaram protocolo para alargar programa a todas as escolas do concelho.
10 dezembro 2024
Crescer 2024
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, esteve esta tarde em Guimarães para assinar um protocolo para alargamento d’ “A Hora dos SuperQuinas” a todas as escolas do primeiro ciclo daquele concelho.
A cerimónia, no Salão Nobre do Município, contou com a presença do Presidente Domingos Bragança, da Vice-presidente Adelina Pinto, do Vereador do Desporto Nélson Felgueiras, do diretor adjunto da cooperativa municipal de Guimarães Tempo Livre Pedro Ferreira e de representantes dos 14 agrupamentos de escolas do concelho de Guimarães.
O projeto ‘A Hora dos SuperQuinas’ está a transformar as Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs) nas escolas portuguesas, incentivando a prática de atividades físicas lúdicas e combatendo o sedentarismo infantil. Criado pelo professor Carlos Neto e promovido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o programa tem como objetivo integrar atividades físicas dinâmicas e divertidas no quotidiano escolar das crianças do 1.º ciclo.
Na sua intervenção, Fernando Gomes realçou que a iniciativa lançada a 2 de outubro de 2023, em cerca de 300 escolas de 22 associações distritais e regionais de futebol, está a gerar benefícios “cientificamente comprovados”.
“Esse projeto permitiu-nos concluir cientificamente que a atividade física eleva a capacidade motora das crianças, diminui os índices de obesidade, permite que as crianças estejam aptas a dormir por mais tempo, indicadores que a Organização Mundial da Saúde preconiza relativamente às nossas crianças”, afirmou.
Fernando Gomes vincou que muitas crianças dos seis aos dez anos não praticavam desporto nas horas extracurriculares, antes da concretização de um projeto que tem contribuído igualmente para melhorar as “capacidades de aprendizagem” dos participantes.
Depois do projeto-piloto que reuniu mais de 1.300 crianças de 44 escolas do 1.º ciclo, em 24 concelhos do país, entre janeiro e março de 2023, o projeto arrancou oficialmente em outubro de 2023, cresceu neste ano, passando a envolver 35 000 alunos de 600 escolas e vai expandir-se de novo em 2025, contemplando 70 000 crianças em 1400 estabelecimentos.
No distrito de Braga, o projeto está já presente em 181 estabelecimentos de ensino nos concelhos de Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Verde e Vizela.
Sem esquecer o facto de Portugal apresentar índices de prática desportiva inferiores à média da União Europeia, o presidente da FPF considerou “imperioso e fundamental” todas as crianças portuguesas terem iniciação à atividade física, quer numa ótica de saúde, de prevenção, quer numa ótica de alargar a base de desportistas em Portugal e saudou a iniciativa do município de Guimarães “que esteve desde a primeira hora com o SuperQuinas” alargar esta oferta a todas as crianças vimaranenses.
“Tenho um carinho muito especial por verificar que, independentemente do que fizemos nestes últimos anos para a evolução do futebol português, fizemos um esforço para o alargamento da base da ‘pirâmide’ desportiva, para termos mais talento. Mas não só. Quisemos fazer a diferença no incremento da atividade física em Portugal”, acrescentou.
A cerimónia contou ainda com intervenções do presidente da Associação de Futebol de Braga, Manuel Machado, do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e ainda de Pedro Ferreira, diretor adjunto da cooperativa municipal de Guimarães para a promoção do desporto e da atividade física, a Tempo Livre.
Após a cerimónia, a comitiva visitou a Escola do Alto da Bandeira para assistir a uma aula prática do SuperQuinas, orientada por um professor das AEC da Tempo Livre.
Com o ‘Hora dos SuperQuinas’, a FPF oferece a cada escola aderente dois ‘kits’ de material, com bolas, bolas de ténis, arcos, cordas, coletes e cones, além de um manual digital com as atividades propostas, também formações aos vários professores envolvidos num projeto que contempla a promoção geral da atividade física e não apenas do futebol.