Foi com um grande ambiente em Vizela (quase cinco mil adeptos) que se encerrou a temporada 2023/24 no futebol distrital bracarense. Como sempre, a final da Taça AF Braga fez baixar o pano sobre a temporada, com Vieira SC e Santa Maria FC a discutirem a conquista do tão ansiado troféu. Os vieirenses, que não festejavam um título desde 2013, procuravam juntar a sétima réplica do troféu ao seu museu, enquanto os barcelenses mantinham a esperança de repetirem os festejos de há um ano, em busca da quinta taça do historial.

Como habitualmente, as finais decidem-se nos pormenores. Assim foi. Num canto, Didas agarrou Bruninho dentro da área do Santa Maria, com o árbitro bem próximo da jogada e a assinalar, de imediato, penálti para o Vieira. Chamado a converter, Luís Vaz não perdoou, atirando de forma tensa. Tiago ainda adivinhou o lado e chegou a tocar na bola, ainda que de forma insuficiente para travar aquele que viria a ser o único e decisivo golo desta final.

Foi um final de tarde de emoções fortes em Vizela, sobretudo para Roger Bastos, que conduziu o Vieira SC à conquista da sua sétima Taça AF Braga, a segunda sob a liderança do técnico de 47 anos.
“São anos de luta, de quem, a nível directivo, ambicionava a conquista de um título. Quando viemos para cá, há meia dúzia de anos, prometemos que iríamos ser nós a ganhar um título para este clube, para esta direcção e para estes adeptos”.