Portugal empatou sem golos com os Estados Unidos nesta terça-feira, em jogo a contar para a terceira e última jornada do Grupo E do Mundial. O resultado deixa a Equipa das Quinas no terceiro lugar do grupo e fora da competição, mas não apaga a imagem de qualidade deixada pelas internacionais portuguesas, que chegaram a meter em sentido as bicampeãs do Mundo.

De facto, contra a poderosa seleção dos Estados Unidos, a Seleção Nacional não só se mostrou organizada, destemida e aguerrida em todos os setores como chegou a dominar o jogo, especialmente na primeira parte, em que teve mais posse de bola e mais passes certos que as norte-americanas.

Jéssica Silva, isolada por Kika Nazareth, dispôs da melhor oportunidade nessa fase do jogo, só que a bola saiu mal. Kika também tentou a sorte num remate de longe, que foi por cima dos ferros. Já Inês Pereira destacou-se pela atenção e bons reflexos, adivinhando a trajetória e travado todos os remates das adversárias.

Na segunda parte, após as substituições, o jogo manteve-se muito vivo, com investidas perigosas de parte a parte. Ana Capeta, perto do fim, chegou a rematar ao poste, mas o nulo iria manter-se até final.

A Equipa das Quinas terminou, assim, no terceiro lugar do Grupo E, com 4 pontos, conquistados na segunda jornada, na vitória frente ao Vietname, a primeira da história lusa em Mundiais.

Francisco Neto, selecionador nacional, lamentou o empate da Seleção Nacional frente aos Estados Unidos (0-0) no Mundial Feminino, que ditou a eliminação da equipa das quinas na fase de grupos, mas fez questão de elogiar a exibição da Seleção:

"Está fora do Mundial a equipa que não merecia. Acho que fizemos um jogo enorme, dos melhores dos últimos anos. Fomos coletivos, não tivemos medo de ninguém, fizemos aquilo que tínhamos de fazer. Fomos muito competitivos. Eu, enquanto treinador, e todos os portugueses, só tenho de estar orgulhoso destas jogadoras".

"Foi a melhor versão de Portugal, mais coletiva. As jogadoras foram brilhantes, interpretaram à risca aquilo que era a nossa estratégia. Tivemos as nossas oportunidades e, para mim, as melhores do jogo. Não as conseguimos concretizar. Vamos embora, mas de cabeça erguida", insistiu..

Kika Nazareth em discurso direto:

«Temos de sair daqui orgulhosas. Jogámos frente às bicampeãs do mundo, mas o jogo foi nosso. Saímos daqui com a certeza de que neste patamar não podemos desperdiçar as oportunidades que criámos. Faltou-nos um bocadinho de sorte. Temos talento, trabalho de equipa, esforço, dedicação.

[Sobre a bola ao poste nos descontos] «Não foi só a Capeta. Não foram só as onze que estavam lá dentro. Portugal em campo acreditava. Acreditou até ao último minuto. Provámos que éramos capazes. Daqui a quatro anos há outro Mundial. As equipas e as jogadoras vão ser outras. Temos um caminho bonito para percorrer com um sorriso na cara. Depois deste jogo, isto tem tudo em Portugal para andar para a frente.»