Realizou-se, na noite desta quarta-feira, no Altice Fórum Braga, a Gala do Centenário da Associação de Futebol de Braga. A Gala, que foi o culminar de um extenso programa de comemorações iniciado em março deste ano, contou com cerca de 300 convidados.

Esta foi uma noite muito especial de evocação da fundação da Associação, de homenagem e distinção de quem a tem construído e dignificado, de celebração do futebol, do futsal, masculino e feminino, e do futebol de praia, do distrito de Braga. 

A Gala começou com a apresentação do novo Hino da AF Braga com letra de José Alves Pinto e música de Rui Rocha, interpretado pelo cantor vimaranense Zé Miguel.

O primeiro discurso da noite estava reservado para José Alves Pinto, Presidente da Mesa da Assembleia Geral e da Comissão Executiva do Centenário.

Seguiu-se uma brilhante evocação em bailado da bola de futebol pelos alunos da Ent'Artes, Escola de Dança de Braga.

Ainda antes do jantar, foi apresentado o livro "História Centenária da Associação de Futebol de Braga", da autoria de João Miguel Lobo Fernandes em conversa entre o autor e Luís Freitas Lobo.

Presente na Gala, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Doutor João Paulo Correia, discursou enaltecendo a vitalidade e a força da Associação de Futebol de Braga e atribuiu à Associação a Medalha de Mérito Desportivo. 

Manuel Machado, Presidente da Direção, discursou emocionado, aproveitando o momento para agradecer a todos os que construíram e constroem a história da Associação, dos atletas aos dirigentes, dos árbitros às equipas técnicas, destacando a parceria e apoio dos municípios, enaltecendo ainda o trabalho da Liga Portugal e da FPF. 

Após este discurso iniciou-se a entrega de prémios. O primeiro levou ao palco mais de 100 representantes dos Clubes filiados na AF Braga para receberem o Prémio Reconhecimento e Gratidão Pelo Mérito e Resiliência.

Foram depois distinguidos os 8 núcleos de arbitragem do distrito com o Prémio Reconhecimento e Resiliência – Núcleos de Arbitragem.

Em homenagem a todos os que serviram e servem a AF Braga foram entregues aos atuais presidentes dos Conselhos de Justiça, Disciplina, Técnico, Fiscal e Arbitragem o Prémio Reconhecimento aos Órgãos Sociais da Associação de Futebol de Braga.

Entregaram-se ainda os Prémios Fundadores (SC Braga), Centenários (SC Braga e Vitória SC), Justiça (Gil Vicente FC), Competições Profissionais (Gil Vicente FC, FC Famalicão, Moreirense FC, FC Vzela, SC Braga e Vitória SC), Futebol de Praia (SC Braga) e Futsal Feminino (GCR Nun'Álvares). A Título Póstumos foram entregues Prémios às Famílias de Gil Mesquita, José Pereira dos Santos, Dito, Neno e Vítor Oliveira. A Liga Portugal recebeu o Reconhecimento pelo Contributo e Resiliência entregue a Pedro Proença por Manuel Machado.

O trabalho e vitórias das Seleções distritais esteve em destaque com a entrega dos Prémios Futebol de Formação à Seleção Vencedora do Torneio Lopes da Silva 2022, o Prémio Vencedor Torneio Interassociações às Seleções vencedoras do TIA de Futsal Masculino Sub-20 | 2012/2013, do TIA Futsal Feminino Sub-19 | 2015/2016, do TIA Futebol Fem. Sub17 2018/19 e do TIA Futebol Fem. Sub-16 | 2021/2022. Foram ainda premiadas a Seleção Vencedora da Taça das Regiões da UEFA 2010/11 e a Seleção Vencedora da Fase Nacional da Taça das Regiões da UEFA 2018/19.

Os Colaboradores atuais da AF Braga receberam o Prémio Dedicação. O Reconhecimento Patrocinador Oficial foi entregue à Sabseg Seguros SA. À imprensa do distrito foram entregues Menções Honrosas.

Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga e da CIM Cávado, e António Cardoso, Presidente da Câmara de Vieira do Minho e Vice-presidente da CIM do Ave, receberam em nome de todos os Municípios do distrito o Prémio Reconhecimento e Gratidão – Municípios.

O Prémio Arbitragem Mérito e Carreira foi entregue a João Pinheiro, Vítor Ferreira e Andreia Sousa e o Prémio Mérito Desportivo foi entregue à internacional Ana Azevedo. 

Jorge Monteiro, Secretário Geral da AFBRAGA recebeu o Prémio Reconhecimento Mérito e Dedicação e Álvaro Dantos, Vice-Presidente do Conselho Fiscal recebeu o Prémio Carreira. 

José Alves Pinto recebeu o Prémio Gratidão e Contributo. O último prémio da noite, o Prémio Prestígio, foi atribuído à FPF, sendo recebido pelo vice-presidente José Couceiro, das mãos do presidente da AF Braga, Manuel Machado.

Entre os participantes na gala merecem destaque ainda vários diretores da FPF e Liga Portugal, o presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, os presidentes das Associações Distritais e Regionais do país, sócios de classe da FPF, os presidentes de câmara e vereadores do desporto dos 14 municípios do distrito, dirigentes e representantes de entidades civis e religiosas.

Fotografias: https://bit.ly/3iwMcPB