Pelo quarto ano consecutivo, a Associação de Futebol de Braga promoveu o Fórum do Futebol Distrital – Encontro de Municípios. Este é um encontro anual dos vereadores do desporto do distrito de Braga, um momento para pensar o futebol e conhecer os projetos do presente e do futuro da modalidade.


O Theatro Club, na Póvoa de Lanhoso, recebeu presidentes de câmara, vereadores e técnicos superiores representantes de 12 dos 14 concelhos do distrito de Braga – Frederico Castro, Presidente, e Ricardo Alves, Vereador do Desporto, da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso; Mário Constantino, Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, António Cardoso, Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, Sameiro Araújo, Vereadora do Desporto e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, Rui Losa, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Esposende, Paula Nogueira, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Fafe, Nelson Felgueiras, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, Pedro Oliveira, Vereador do Desporto, e Rui Batista, Técnico Superior, da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Rui Ferreira, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vizela, Patrício Araújo, Vereador do Desporto de Vila Verde, Francisco Freitas, Técnico Superior da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, e Adolfo Barros, Técnico Superior de Desporto de Amares. Manuel Machado, presidente da AFBRAGA, fez-se acompanhar dos vice-presidentes Miguel Azevedo e Custódio Ribeiro, do Diretor José Amorim e do Diretor Técnico Regional Ricardo Martins. 


Na sessão de abertura, Manuel Machado deu as boas-vindas enaltecendo “a honra para a AF BRAGA de contar com 12 dos 14 concelhos representados neste encontro anual. Estamos aqui hoje para pensar o futebol até 2030, para além do meu mandato e do mandato do Dr Fernando Gomes, da FPF, numa clara demonstração de que acreditamos que o futebol tem que continuar a crescer, contribuindo para o aumento da prática desportiva em Portugal e, particularmente, no distrito, mas também para o desenvolvimento das comunidades e do território”. Frederico Castro, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, anfitrião do evento, não escondeu a satisfação e afirmou o compromisso do Município com o desporto, a sua prática e desenvolvimento. José Alberto Ferreira, Diretor da Federação Portuguesa de Futebol, reiterou a importância dos municípios para o futebol no apoio aos clubes “acredito que sem os municípios, sem o seu apoio, muitos clubes já não existiriam. As Câmaras Municipais são, absolutamente, essenciais e precisamos de cada um de vós para levar a cabo os projetos que temos, para alcançar os objetivos a que nos propomos. A FPF tem feito um investimento contínuo. O projeto Crescer2024, por exemplo, representa um investimento de 18M€, valor superior ao orçamento do IPDJ”.


Margarida Direito, Diretora de Comunicação e Marketing da AFBraga, começou por explicar “hoje trazemos aqui o Plano Estratégico Futebol 2030 da Federação Portuguesa de Futebol, adaptado à realidade do distrito de Braga. Vamos apresentar os pilares de atuação e medidas e ações previstas para alcançar os nossos grandes objetivos até 2030. Queremos ter 30 000 atletas federados e que 20% destes atletas sejam femininas”.


Tiago Moura, gestor do Projeto Crescer2024, apresentou os números do presente e os objetivos a alcançar. A AFBRAGA terminou a época 2021/22 superando o número de atletas da época 19/20, anterior à pandemia, com 20384 atletas inscritos, 6% dos quais femininos. Os objetivos de crescimento passam por alcançar 24000 atletas masculinos e 6000 atletas femininas nos próximos 8 anos.

“O nosso Plano Estratégico está assente em 6 pilares – Aumento de Praticantes, Futebol Feminino, Infraestruturas, Qualificação de Recursos, Digital e Comunicação e Responsabilidade Social. Para estes pilares temos 22 medidas e várias ações estratégicas que hoje apresentamos e para as quais procuramos os vossos contributos”.


A AF Braga foi pioneira na implementação do projeto Futsal no 1o Ciclo, no âmbito do Crescer 2020+, e está na linha da frente no projeto Bola na Escola, que é uma evolução desse mesmo projeto. Até 2024 vai ainda implementar o ATL do Futebol que visa criar a oferta da modalidade no horário da Componente de Apoio à Família nas escolas de 1o Ciclo.

Ainda no pilar do aumento de praticantes estão previstas as Medidas Mais Futsal, a Reformulação do quadro competitivo da base e Percursos no Futebol que inclui a competição de veteranos lançada nesta época e o fomento do Walking Football.


Para o Futebol Feminino estão previstas mais provas, mais incentivos e mais promoção da modalidade.
O pilar das infraestruturas foi bastante debatido pois o papel dos municípios é aqui primordial – na identificação e reabilitação.
Tiago Moura falou ainda da Qualificação de Recursos onde se inserem os processos de certificação e licenciamento, as formações de agentes desportivos e a criação de Academias de Liderança para ter mais e melhores dirigentes.


Margarida Direito falou da importância do investimento contínuo na formação de novos árbitros com dois cursos anuais e reforçou o papel da iniciativa “Árbitro na Escola” que tem humanizado a figura do árbitro e promovido a arbitragem nas escolas do distrito. Apresentou ainda o Futebol para a Saúde com as iniciativas Semana da Saúde e Joga com a Mente.


“O Futuro é Comunicar” e a AF Braga reconhece que precisa comunicar mais e melhor segmentando os seus públicos-alvo. O novo website, a funcionalidade “Golo ao Minuto”, o streaming das competições, o eFootball e a campanha Apoia o Clube da Tua Terra estiveram em destaque.
A Responsabilidade Social da AF Braga é cada vez mais um pilar da sua atuação. Margarida Direito, responsável por esta área, apresentou o Fair Football, o Futebol Social e o Futebol Sustentável.


Nelson Felgueiras, vereador do desporto da CM de Guimarães, destacou a importância da iniciativa deixando até o mote que os encontros entre vereadores do desporto aconteçam mais vezes ao longo do ano. Reforçou ainda a importância dos objetivos gerais serem comuns a todos os municípios para que a atuação seja mais efetiva. Opinião que Rui Losa, vereador do desporto de Esposende, corroborou, acrescentando, que projetos transversais a todos os municípios têm um maior impacto nas comunidades. Sugeriu ainda um crescente investimento no Futebol Para Todos, promotor de inclusão social.


Manuel Machado, presidente da AFB, encerrou os trabalhos enaltecendo a importância da relação entre a AFB e as Câmaras Municipais do distrito, relação já premiada pela FPF como sendo a mais profícua e estreita do país.