A Seleção Nacional feminina de futsal vai disputar no Pavilhão Multiusos de Fafe a fase de qualificação para o Campeonato da Europa, entre os dias 20 e 23 de outubro, tendo como adversárias as equipas da Bielorrússia, Eslovénia e Itália.

Portugal inicia a competição a 20 de outubro, às 20 horas, diante a Bielorrússia; segue-se a partida com a Eslovénia, no dia seguinte às 21 horas, terminando Portugal esta qualificação diante da Itália, no dia 23 às 21 horas.

Calendário de jogos:

20 de outubro
16h00 - Itália-Eslovénia, Pavilhão Multiusos de Fafe
20h00 - Bielorrússia-Portugal, Pavilhão Multiusos de Fafe

21 de outubro
17h00 - Bielorrússia-Itália, Pavilhão Multiusos de Fafe
21h00 - Portugal-Eslovénia, Pavilhão Multiusos de Fafe

23 de outubro
17h00 - Eslovénia-Bielorrússia, Pavilhão Multiusos de Fafe
21h00 - Portugal-Itália, Pavilhão Multiusos de Fafe

O presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, mostra-se satisfeito por esta escolha da FPF: "É com muito orgulho que Fafe recebe esta fase de Qualificação para o Campeonato Europeu de Futsal Feminino 2023. Em primeiro lugar, porque boa parte da equipa da Seleção Nacional é composta por jogadoras de futsal oriundas de Fafe, em concreto do Grupo Nun'Álvares, a equipa vice-campeã nacional da modalidade. Não posso deixar de destacar o percurso exemplar destas jogadoras, quer no Campeonato Nacional quer na Seleção, onde contribuiram para que Portugal fosse vice-campeão da Europa. Em segundo lugar, trata-se de uma oportunidade de receber no nosso concelho uma competição internacional, que mobilizará público nacional e internacional, que terá o seu foco e atenção em Fafe. Uma vez que a ligação ao desporto se encontra no ADN dos fafenses, somos um concelho com uma forte dinâmica ao nível desportivo e que realiza contínuos investimentos tendo em vista a criação das melhores condições possíveis para o seu desenvolvimento.

Fafe é mundialmente reconhecida como a «Catedral dos Ralis», mas a relação do Município com o desporto vai muito além do automobilismo. O futsal, particularmente o futsal feminino, tem assumido um papel de destaque, não só na projeção da modalidade, mas também na afirmação do nosso concelho. Estamos, portanto, muito satisfeitos com a possibilidade de receber em nossa casa este evento internacional, adiantando desde já que todos os fafenses estarão orgulhosamente a torcer pela Seleção Nacional, ao longo dos cinco dias em que Fafe será o centro nevrálgico desta fase de qualificação.

Também o presidente da Associação de Futebol de Braga, Manuel Machado, está orgulhoso por Fafe receber a competição: "Em ano de Centenário, tão especial na vida da nossa Associação, tem sido uma honra receber no distrito tão importantes jogos no caminho das nossas Seleções Nacionais. Receber em Fafe, concelho com reconhecido mérito desportivo e aposta no futsal, a Qualificação para o Euro Feminino de Futsal 2023 em outubro próximo é uma honra e um privilégio. De 20 a 23 de outubro, seremos palco de uma qualificação que esperamos de sucesso para a nossa Seleção! Tudo faremos para receber bem todas as Seleções participantes na qualificação e trabalharemos para que as bancadas se encham no apoio à nossa Seleção".