Depois de 2 anos de paragem devido à pandemia, a festa do futebol feminino regressou a 7 de maio. No Campo de Jogos de Padim da Graça, em Braga, 252 atletas, de 21 clubes, e 12 árbitras viveram um dia único de celebração do futebol feminino do distrito de Braga. 

A fase regional da Festa do Futebol Feminino serve para apurar as equipas para a Festa do Futebol Feminino Nacional que se realizará a 28 de maio, data da final da Taça de Portugal Feminina. “Começámos a preparar esta festa há um mês e meio, pois ainda havia uma certa indecisão devido à pandemia e como é uma parceria entre a Federação, Associações e Desporto Escolar houve um certo impasse durante o ano lectivo e apenas há dois meses e meio é que surgiu a decisão para organizar a festa do futebol feminino regional. Mas dentro deste espaço de tempo apertado as coisas correram bem, pois conseguimos reunir aqui 250 meninas e 21 clubes representados”, sublinhou Ricardo Martins, director técnico regional da AF Braga, satisfeito pelo trabalho desenvolvido.

Qualificam-se para a Fase Nacional os vencedores regionais nos escalões Sub-13 e Sub-15. Se os vencedores nestes escalões forem: uma equipa de um Clube, um conjunto de jogadoras ou um Centro de Treinos, apura-se também a melhor equipa escolar classificada em cada um dos escalões. 

As representantes da AF Braga serão então:

Escalão Sub13
Clube - SC Braga
Escola - EB 2,3 Gualtar
 
 
Escalão Sub15
Clube - SC Braga
 
 
“Cada vez temos mais meninas a jogar futebol e nunca é de mais elogiar o papel dos pais, que quebraram determinados preconceitos em relação ao futebol feminino. A nível nacional somos das associações que tem crescido mais em termos de números de atletas femininas e de clubes. É um projecto que ainda está muito longe do que almejamos alcançar, mas estamos a consolidar”, frisou, dando conta de que estão inscritas 956 atletas entre futebol e futsal.