É mais um passo rumo à igualdade, ao respeito, à tolerância e à plena inclusão no futebol. No cumprimento da sua responsabilidade social, a Federação Portuguesa de Futebol lançou esta segunda-feira a plataforma digital Futebol para Tod@s, destinada à denúncia e combate de todas as formas de discriminação no futebol.

Este novo instrumento proporciona um meio de fácil acesso a todos os agentes desportivos para denúncia de situações e comportamentos discriminatórios com base em raça, etnia, nacionalidade, religião, identidade ou orientação sexual, convicções políticas e ideológicas, situação económica ou outros fatores.

O presidente da FPF, Fernando Gomes, explicou publicamente em abril que as denúncias feitas nesta plataforma "serão acompanhada e punidas dentro do quadro normativo" da Federação. Fernando Gomes vincou, também, o empenho da FPF "na construção de mais e melhor futebol, mas também de uma sociedade mais equitativa e evoluída".

Como funciona a plataforma Futebol para Tod@s:

De fácil acesso e utilização, o Futebol para Tod@s permite que o denunciante, através de um simples clique no menu "apresentar denúncia", possa inserir todas as informações relevantes sobre discriminação de que tenha conhecimento e enviá-las para a plataforma.

Pode ainda inserir os seus dados pessoais, ou, caso não o deseje fazer, limitar-se a deixar um email de contacto.

A quem se destina:

Destina-se a todos os agentes desportivos do futebol português: jogadoras e jogadores, treinadoras e treinadores, auxiliares técnicos, árbitros, observadores de árbitros, dirigentes, funcionários, trabalhadores e colaboradores dos clubes, 'staff' médico, todos os sujeitos que desempenhem funções ou exerçam cargos no decurso das competições femininas e masculinas de futebol em território nacional.