Portugal é bicampeão europeu!
Seleção Nacional vence Espanha, por 3-2, sagrando-se campeã europeia pela segunda vez consecutiva
A Seleção Nacional de Futsal Sub-19 venceu, este domingo,a sua congénere espanhola, por 3-2, na Final do Campeonato da Europa de Futsal do escalão, que decorre em Chi?inau (Moldávia).
Portugal revalida o título conquistado em 2023, em Porec (Croácia), depois de vencer a Espanha numa final eletrizante, por 6-2. Por seu turno, o conjunto espanhol, vencedor das duas primeiras edições do torneio, em 2019 (Riga/Letónia), e em 2022, (Jaén/Espanha), quer recuperar o troféu.
Espanhóis em vantagem ao intervalo
A primeira parte foi muito intensa e disputada a um ritmo alto pelas duas seleções. Aos 14 minutos, a formação espanhola conseguiu colocar-se em vantagem num remate rasteiro de Ruano, mas Portugal não baixou os braços, recompôs-se do 'golpe' espanhol e esteve muito perto de empatar perto do intervalo, com Rodrigo Monteiro a rematar ligeiramente ao lado.
Simão Cordeiro reduz após 'golo contra a corrente'
Portugal regressou à quadra disposto a chegar aos golos, mas na fase em que criou mais perigo e ganhou ascendente, os espanhóis voltaram a marcar. Num golo 'contra a corrente', Nacho Olivares dilatou a vantagem espanhola para 0-2.
Em resposta, os portugueses subiram ainda mais e levaram os adversários a errar. No minuto 31, Portugal conseguiu finalmente encontrar o caminho para a baliza espanhola: a bola ressaltou em Ruano e sobrou para Simão Cordeiro, que nao hesitou em atirar para o 1-2.
Risco total vale prolongamento
O jogo ofensivo de Portugal acentuou-se ainda mais e o empate concretizou-se quando os comandados de José Luís Mendes começaram a arriscaram tudo, já em 5x4. A dois minutos do fim, Tiago Rodrigues empatou finalmente os acontecimentos, após uma tentativa de Rodrigo Monteiro, que bateu nos ferros. Assim, as decisões passaram para o prolongamento.
E quando tudo indicava que as decisões iriam para as grandes penalidades, Eduardo Tchuda resolve e marca o terceiro lusitano, o golo do bi-campeonato europeu.
A Direção da AF Braga felicita o Presidente da FPF, Pedro Proença, pela vitória e nele todos os jogadores e equipa técnica que, uma vez mais, elevaram o nome de Portugal.