Nomeado pela FIFA para arbitrar na próxima edição do Mundial de Sub-20, João Pinheiro manifestou orgulho por integrar o restrito lote de 18 juízes, considerando estar «a colher os frutos do trabalho realizado ao longo da temporada passada».

«O presidente [do Conselho de Arbitragem da FPF] Luciano Gonçalves ligou-me, de manhã, a dar-me esta notícia. Fiquei contente! É o corolário da época anterior, da qual estou agora a colher os frutos, juntamente com a minha equipa, resultando isto do apoio que tenho recebido do Conselho de Arbitragem e da Federação Portuguesa de Futebol», declarou, ao Canal 11 da FPF.

Cotado no restrito lote dos Árbitros de Elite da UEFA, João Pinheiro recorda a sua experiência em grandes competições internacionais: «Este percurso começou há alguns anos, com o Europeu de Sub-21. Também estive no Mundial de Sub-17 e, mais recentemente, na final da Liga dos Campeões.»

A próxima edição do Campeonato Mundial de Sub-20 acontece entre 27 de setembro e 19 de outubro deste ano, no Chile. Entre as grandes novidades, consta a introdução do vídeo-suporte, uma variante do vídeo-árbitro para a qual João Pinheiro e seus pares vão agora preparar-se.

«Vai ser preciso um trabalho mais específico porque este Mundial de Sub-20 vai ter características diferentes. Não haverá o videoárbitro dito ‘normal’; haverá um vídeoárbitro de suporte, um challenge, que será uma novidade a ser testada. É algo novo mas vamos preparar-nos para tudo isto”, garante.

João Pinheiro e os árbitros assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia representam a arbitragem nacional neste certame. 

Foto: FPF/Arquivo

?