O SC Braga / AAUM conquistou, este sábado, a Taça de Portugal de Futsal Placard, ao vencer o Sporting CP , por 3-5, com o vencedor a ficar decidido no prolongamento.

Nesta final, no Pavilhão Multiusos de Sines, os Guerreiros do Minho erguem, pela primeira vez na sua história, o título da prova rainha do futsal português.

A buzina tocou e sentia-se o ambiente de uma final entre dois colossos do futsal nacional, com os dois a mostrar agressividade desde o início, havia luta a cada disputa, com muitos ataques de cada lado, sempre defendidos pelo leão Rafagnin ou pelo guerreiro Dudu. Até que, aos nove minutos, o nulo foi desbloqueado por Rafael Henmi, de primeira, após reposição lateral de Ygor Mota, colocando os bracarenses em vantagem no encontro de todas as decisões.

Aos 12 minutos, surgiu a melhor oportunidade para o Sporting, quando o guardião sportinguista, numa bola longa, serviu Sokolov, com o pivot a não conseguir empatar devido a uma bela defesa de Dudu. Os vermelhos aproveitaram a subida no terreno do conjunto de Alvalade, para num contra-ataque, aos 18 minutos, Rafael Henmi bisar na partida, com um remate cruzado rasteiro. O marcador manteve-se no 0-2 até ao intervalo.

Com três minutos jogados no segundo período, Tomás Paçó coloca em profundidade, Zicky Té roda sobre o adversário direto e, à meia-volta, remata cruzado para o primeiro dos leões, relançando, assim, a discussão da final da taça. Não durou muito a vantagem mínima, com Taynan a igualar o marcador, a passe de Pany Varela.  Os lisboetas consumaram a reviravolta, aos 30 minutos, com Zicky Té a fazer o quinto na competição, segundo no desafio, após assistência de Merlim. MIas, os bracarenses queriam muito fazer história e empataram, aos 39 minutos, com golo de Fábio Cecílio, levando a partida para tempo-extra.

No prolongamento, aos 47 minutos, o Braga volta para a frente do marcador, depois de um primeiro remate prensado num jogador sportinguista, a bola sobra para Ygor Mota, que a pisa para Fábio Cecílio picar por cima de Rafagnin. Allan Guilherme, aos 48, sentenciou o desafio, fazendo o quinto dos minhotos.

O SC Braga vence, assim, pela primeira vez, a Taça de Portugal de Futsal Placard, recebendo o troféu das mãos de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Tiago Brito, capitão do SC Braga / AAUM, em discurso direto:

“Agradecer aos nossos adeptos, pois mesmo depois de termos sofrido o 3-2, eles foram incansáveis, continuaram a nos apoiar, tem sido sempre assim ao longo desta época.”

“Estes jogadores são exímios, exemplares, somos muito deduções , todos os dias, todos os treinos, para hoje podermos estar aqui a festejar, são sete anos há procura de um troféu por este clube, por esta equipa.”

Joel Rocha, Treinador do SC Braga / AAUM, em discurso direto:

“Sinto que o que é importante é que quem conquistou o troféu foi o futsal do Braga e que eu sou uma das pessoas que contribuiu para que isto pudesse acontecer, da forma brilhante como aconteceu e sou um privilegiado porque eles efetivamente merecem, por aquilo que trabalham, se dedicam diariamente.”

“É o primeiro do clube e, tal como eu tinha dito, algum dia iria acontecer, não sabia quando, foi hoje, só que agora aparecem novos desafios. Quero aproveitar para festejar, só que ao mesmo tempo sei que vão aparecer novos desafios, novas exigências, novas responsabilidades, passamos a ser hoje uma equipa que vai figurar na história do futsal em Portugal, na história da Taça de Portugal.”