Foram entregues, esta quarta-feira, 640 bolas de futebol, oferecidas pelo programa FIFA for Schools, ao Município de Guimarães no âmbito do projeto Bola Mágica da Federação Portuguesa de Futebol. 

As bolas foram entregues pelo Presidente da AF Braga, Manuel Machado, a Adelina Pinto, vereadora da Educação, e Nelson Felgueiras, vereador do Desporto, do Município de Guimarães, na EB1 de Monte Largo, escola-piloto do Bola Mágica, na presença do Diretor do Agrupamento de Escolas Santos Simões, Benjamim Sampaio, e da Sub-Diretora, Paula Neves. 

O projeto-piloto Bola Mágica envolveu 44 escolas e mais de 1600 crianças de todo o País. Na primeira fase, foram recolhidos elementos científicos que permitirão avançar de forma mais abrangente a todo o Continente e ilhas no próximo ano letivo.

Integrado no Plano Estratégico da FPF ‘Futebol 2030’, o projeto-piloto decorreu de janeiro a 31 de março, no horário das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e Componente de Apoio à Família 8CAF) no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Sessões lúdicas de atividade física-desportiva de uma hora, que têm a bola como elemento fundamental, estruturam uma oferta que não se restringe ao futebol, evitando desta forma que as crianças se especializem desde cedo numa só modalidade.

As sessões que compõem o projeto foram pensadas por uma equipa multidisciplinar formada por três professores da FPF - André Seabra, José Guilherme Oliveira e Júlio Costa – e dois elementos externos – Professor Carlos Neto e Professora Susana Vale - apoiada por um Conselho Consultivo e um Conselho Multidisciplinar que integram a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Direção Geral da Saúde, a Direção Geral da Educação e a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude.

Para analisar o impacto do projeto na saúde das crianças estão envolvidas quinze instituições de Ensino Superior responsáveis por realizar testes de competência motora nos grupos piloto e controlo, antes e depois do projeto, através de uma bateria de testes chamada Motor Competence Assessment. A equipa das instituições de Ensino Superior foram lideradas pelos professores Luís Paulo Rodrigues e Rita Cordovil.

Arménio Pinho, diretor da FPF responsável pelo projeto, definiu os objetivos do projeto: “Pretende-se oferecer um programa lúdico com foco no ‘brincar’ que possibilite aumentar os níveis de atividade física e de felicidade das crianças envolvidas, respondendo assim aos baixos níveis de prática de atividade física que se verificam em Portugal”.