No seguimento do nosso comunicado oficial n.º 415 publicado no dia 19 de março de 2024 e no cumprimento da Legislação em vigor, a partir do dia 1 do próximo mês de agosto, em todas as competições masculinas e femininas organizadas pela AF Braga, nos escalões de Seniores, Juniores, Juvenis e Iniciados, vai ser obrigatório o promotor do espetáculo desportivo (clube visitado), designar um Gestor de Segurança.

O Gestor de Segurança terá de estar presente nos jogos oficiais, independentemente de comparência de forças de segurança (GNR ou PSP) e/ou de ARD (segurança privada), pelo que aconselhamos os clubes filiados a inscreverem vários Gestores de Segurança na plataforma Score. Nesta conformidade deverão as pessoas designadas como Gestores de Segurança de cada clube realizar a Formação adequada, ministrada pela APCVD (Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto). Esta Formação (NÍVEL BASE) é efetuada à distância (assíncrona) em plataforma informática e com avaliação integrada - média estimada de 17 horas e gratuita.

A Formação está disponível desde fevereiro, no site (www.apcvd.gov.pt) e deverão ser tomadas em consideração as datas mencionadas no mesmo, quer para registo, quer para a Formação. Após a formação realizada, deverão os clubes transmitir à APCVD e à AF Braga os dados relativos a cada Gestor de Segurança, ou seja o nome, contacto telefónico e ligação ao clube (se exerce só a função de Gestor de Segurança ou se exerce mais alguma função) Para registo na plataforma Score, deverá ser inserido o comprovativo da formação realizada na APCVD, de acordo com as Normas Orientadoras já enviadas.

A Direção da AF Braga vai levar a efeito ações de sensibilização e orientação com os clubes filiados, de modo a que todos se adaptem a esta nova realidade, no cumprimento integral da legislação, sendo que a primeira ação será realizada no próximo dia 27 do corrente (sábado), com início às 9h30, no Auditório n.º 1 da AF Braga com a Dra Sara Marques, Técnica Superior da Equipa de Educação, Prevenção e Serviço, e com o Sargento-Chefe Paulo Almeida.

Comunicado aqui