Na tarde de ontem, dia 11 de dezembro, alunas da Escola Secundária Carlos Amarante, em Braga, puderam refletir e debater a importância de uma maior participação das mulheres na área da liderança no desporto e ver demonstrado que ser mulher e presidente de um clube é possível.

Na sessão estiveram a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, o diretor regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias, e um painel constituído por Sameiro Araújo, que acumula com as suas funções no município uma vasta experiência como treinadora de Atletismo, e Margarida Direito, diretora de Comunicação, Marketing e Intervenção Social da Associação de Futebol de Braga. O painel foi moderado por André Queirós, finalista do programa «Novas Lideranças».

Sameiro Araújo falou da sua experiência como treinadora de alto rendimento desportivo no mundo masculino e das dificuldades de ser mulher em cargos de liderança. Margarida Direito falou sobre a importância da equidade e da afirmação das lideranças femininas para a promoção da prática desportiva das meninas e mulheres. A nossa Diretora de Comunicação, Marketing e Intervenção Social, refletiu ainda sobre o peso da mulher-mãe enquanto líder, influenciadora e educadora, capaz de mudar uma geração, e da colaboração entre mulheres e homens para a promoção de igualdade. 

Luísa Azevedo, vereadora da Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, esteve na plateia e também deu o seu contributo enquanto arbitra de futebol, sobre as aptidões necessárias para estar nos jogos masculinos.

Todo o painel apelou às jovens presentes para se empenharem na igualdade de género no desporto e na vida, uma vez que o futuro está nas suas mãos.

Esta campanha, que continuará a percorrer as escolas do país, pretende ainda contribuir para acabar com os estereótipos que mantêm as mulheres fora de jogo, em matérias de liderança no desporto, apelando ao seu envolvimento em lugares de dirigismo desportivo no feminino.