A FPF promoveu a quinta edição de capacitação dos profissionais que realizam ações de formação, educação e sensibilização para proteção da integridade de competições federadas. A ação decorreu esta terça-feira na sede da Associação de Futebol do Porto.

São 43 os profissionais que, no decurso da época, realizarão ações de formação em clubes que disputam competições profissionais, nacionais e distritais, de futebol e futsal, feminino e masculino. Este grupo é proveniente das Associações Distritais e Regionais cujo trabalho nesta área tem acompanhado o investimento da FPF.

A capacitação de formadores realizada hoje na AF Porto destinou-se ainda a coordenar a ação federativa de prevenção à burla e tráfico humano, recentemente divulgada através da campanha “tu não estás sozinho” tendo sido distribuído a todos os participantes material de apoio didático para estes fins e igualmente específico para a prevenção do match-fixing e promoção da integridade no futebol e no futsal.

Desde 2017 que a FPF já realizou mais de duas mil ações de sensibilização, juntando nesta formação mais de 61 mil jogadores.

Esta época, a unidade de Integridade e Compliance da Federação com os respetivos formadores já cumpriu sessões em diversos clubes profissionais, nacionais e distritais que disputam a Taça de Portugal, masculino e feminino. 

Eis a lista de clubes já visitados: Sporting CP (seniores, sub-23 e feminino), Real FC, Racing Power, Nespereira FC, 1.º Dezembro, São João de Ver, Penafiel, Marinhense, Lusitânia Lourosa, Cucujães, Feirense, UD Santarém, Moreirense, Vitória SC, Vizela, Estrela da Amadora, Florgrade, Sobreirense, Oliveirense, Casa Pia, Arouca, Malveira, Académico Viseu, Ouriense, Montalegre, Chaves, Torreense, U. Tomar, Gafanha da Encarnação e Rio Tinto.