A Edição especial dos Craques da Leitura AFBRAGA com a Seleção Nacional Sub17 feminina e o escritor Pedro Chagas Freitas, na Escola Secundária Martins Sarmento, em Guimarães, foi um sucesso! 

Mais de cem alunos de 4 escolas (Escola Secundária Martins Sarmento, EB 2,3 São Torcato, EB 2,3 Afonso Henriques, EB 2,3 João se Meira) participaram na iniciativa. 

As craques da Seleção Nacional Rafaela Mendonça, Mélanie Florentino e Joana Valente foram desafiadas a falar dos livros que as marcaram, das suas rotinas de leitura e da importância da leitura nas suas vidas de atletas de alta competição. 

A guarda-redes Rafaela Mendonça levou para a conversa “Quando éramos mentirosos”, de E. Lockhart, e confessou que desta história sobre uma família aparentemente perfeita retirou uma mensagem “a vida não é perfeita, é importante viver a verdade, aceitar os desafios e enfrentá-los”.

Mélanie Florentino escolheu “A distância entre nós”, de Rachel Lippincott, Mikki Daughtry e Tobias Laconis, umahistória de amor e superação comovente. A avançada da Seleção Nacional confessou que é fã de romances e que esta história é um exemplo maravilhoso de como “o amor vence sempre”. 

A capitã Joana Valente trouxe para a conversa o livro “O rapaz do pijama às riscas”, de John Boyne, história passada durante o holocausto, e começou por afirmar “é importante conhecer o passado para não repetirmos os mesmos erros no presente e no futuro. Esta história prendeu-me da primeira à última página.” Valente apresentou o livro, que faz parte do Plano Nacional de Leitura, e deixou algumas pistas sobre a história “reflete sobre o poder da amizade, da inocência de dois meninos que supostamente estão em lados opostos de uma guerra que desconhecem, e sobre os horrores vividos nos campos de concentração”. 

Pedro Chagas Freitas, escritor português que conquista leitores em todo o mundo, conduziu a conversa, cruzando futebol, literatura e escola, desafiando as atletas e os alunos presentes a refletirem sobre os três temas e o cruzamento entre eles.

“Esta tarde foi absolutamente inspiradora. Esperamos que todos os presentes levem inspiração para ler mais, para estudar, para praticar desporto e para não desistirem de nenhum desafio”, afirmou Manuel Machado, Presidente da AF Braga, no final da iniciativa. 

A Associação de Futebol de Braga associou-se à iniciativa Craques da Leitura integrada no plano de ação do PNL2027 e criou os Craques da Leitura AFBRAGA em 2022 para sensibilizar as crianças e jovens dos diferentes ciclos de ensino, dos diferentes concelhos do distrito, para a leitura.